Feira do Livro traz autores de destaque nacional a Pelotas

A 49ª edição abre nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, e terá a pedagoga e professora da UFPel Cristina Maria Rosa como patrona        

Por Stéfane Costa 

       

       Presidente da Câmara Pelotense do Livro, Elisabete Lovatel, e a produtora cultural Theia Bender anunciam detalhes da Feira       Fotos: Stéfane Costa

 

Em cerimônia realizada no dia 10 de outubro, foi oficialmente lançada a 49ª edição da Feira do Livro de Pelotas. Com o tema “O Palco da Literatura”, o evento ocorre na Praça Coronel Pedro Osório de 26 de outubro a 15 de novembro e tem como principal missão incentivar a leitura desde a primeira infância.

Foi pensando nisso que o evento trouxe como patrona a escritora Cristina Maria Rosa, também pedagoga e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela conta que seu primeiro contato com o mundo dos livros ocorreu aos cinco anos de idade e, desde então, o hábito nunca teve fim. “Esta relação com a literatura é expressar publicamente a paixão pelos livros em todos os seus modos de existir, sem preconceito com autores, autoras, modos de escrita”, disse. A professora agradeceu ainda o reconhecimento e comprometimento com o trabalho que realizará durante a Feira. Nesta edição, Cristina reedita a sua principal obra “Onde está Meu ABC de Erico Verissimo?: notas sobre um livro desaparecido”.

 

A patrona Cristina Maria Rosa, pedagoga e professora da UFPel celebra a diversidade das expressões literárias

 

A organização da Feira também apresentou o orador da 49ª edição, o escritor, artista visual, roteirista e diretor de cinema Manoel Soares Magalhães. Durante a apresentação, Magalhães falou sobre sua relação com a leitura que, assim como no caso de Cristina, surgiu durante a infância. “As pessoas que não têm contato com os livros desde a primeira idade, cinco, seis, sete anos, não terão um contato futuro com a literatura, porque a capacidade de imaginar vai ficar reduzida em função de não haver dialogado com os escritores”, relatou.

 

O orador da 49ª Feira do Livro Manoel Soares Magalhães destaca a importância da leitura na infância

 

Neste ano, o Feira do Livro de Pelotas trará grandes nomes da literatura nacional, como Martha Medeiros, Aline Bei, autora dos livros “O peso do pássaro morto” e “Pequena coreografia do adeus” e Eduardo Spohr, autor de “A Batalha do Apocalipse” e da trilogia “Filhos do Éden”. Também estarão incluídos na  programação Kiusam Oliveira, Bruno Ribeiro,   J. J. Camargo, Alexandre Brito, Rosane Castro, Juremir Machado da Silva e Lilian Rocha.

A estrutura montada no Centro da cidade contará com espaços especiais como a Alameda das Crianças: Gigantes da Leitura, local onde serão realizadas atividades como oficinas de educação financeira, entrega de brindes e outras ações educativas realizadas por instituições parceiras.

Ao fim da apresentação da edição, Elisabete Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro e a produtora cultural Theia Bender revelaram antecipadamente que a edição de número 50, a ser realizada no próximo ano, já está confirmada e recebeu aprovação da Lei Rouanet.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments