Quatro décadas valorizando a cultura da imigração germânica

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein festeja 40 anos de atividades e promove até o dia 15 de outubro a 34ª Südoktoberfest

Stéfane Costa

Grupo Sonnenschein em apresentação na “festa de outubro” do ano passado    Fotos: Rafael Grigoletti

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein completou em agosto 40 anos de história ressaltando a cultura germânica e pomerana em São Lourenço do Sul e região.

Fundado em 1983, o grupo foi criado por conta da comemoração do centenário do município e, o que começou com a apresentação de 12 componentes, hoje figura entre os maiores grupos de dança do País.

Ao longo dos anos, não foram só os componentes e apresentações que aumentaram. O Sonnenschein também acabou responsável por aquela que é conhecida como a maior festa da cultura alemã da Zona Sul do Estado, a Südoktoberfest, que começou no dia 8 de outubro e vai até o dia 15.

Cinco anos após o início do grupo, jovens integrantes decidiram dar ainda mais força para a preservação da cultura alemã/pomerana. De 1988 até 2023, 33 edições da “Festa de outubro no Sul” já marcaram passagem na terra lourenciana, que vivencia mais um grande evento. Com o lema “A cidade vira festa”, a Südoktoberfest chega à 34ª edição com dezenas de atrações, comida típica e, claro, muita cultura.

Para Fabiano Bosenbecker, coordenador da festa e integrante do Sonnenschein, a iniciativa busca manter viva a tradição germânica e levá-la para as novas gerações. “O grupo de danças é voluntário, nós fazemos esse trabalho em prol da cultura, fazendo com que seja uma fagulha de incentivo a uma cultura tão rica que é a alemã e pomerana, que, em São Lourenço, são miscigenadas”, reflete.

Bosenbecker explica ainda que o grupo é um dos maiores em atuação ininterrupta no Brasil, sendo dividido em oito categorias, com 190 integrantes. Mas seu papel vai muito além do trabalho artístico, como ressalta ao falar da importância social da participação dos pequenos dançarinos. “O grupo de dança tem como base o companheirismo. A criança (da categoria mirim) aprende a respeitar o outro, a ter horários, a cuidar do seu traje, a respeitar regras. Isso, para esse momento que nós estamos enfrentando, de transição junto ao advento da internet, é muito salutar, fomentado o coleguismo entre as nossas crianças”, garante.

Ainda, conforme ele, a Südoktoberfest atua como a consolidação do trabalho cultural do grupo. “A festa traz todas as peculiaridades dessa tradição, como a gastronomia, canto, dança e os jogos que eram jogados pelos nossos antepassados, que são levados ao povo”, relata.

Abertura oficial foi realizada no domingo (dia 8 de outubro), com a presença de autoridades e da corte da festa

Início da Südoktoberfest

Com abertura oficial realizada no domingo (dia 8 de outubro) com a abertura do parque e as falas das autoridades, o evento se estenderá ao longo da semana, encerrando-se no próximo domingo (dia 15).

Além de trazer atividades já conhecidas das festas germânicas, como a competição de chopp a metro e jogos trazidos por imigrantes, a Südoktoberfest também ressalta a gastronomia alemã através do seu petisco mais pedido, o rievelsback, bolinho de batata alemão. Nesta edição, esta iguaria da culinária ganha um cantinho especial na Praça de Alimentação.

A programação também inclui danças, apresentações musicais e desfiles festivos.

O valor dos ingressos para o parque na  Associação Cultural Sete de Setembro varia entre R$ 20,00 e R$ 50,00 a depender do dia e horário.

10 de outubro

19h – 3º Encontro de Músicos

– Reunião festiva com participantes do Desfile de Rua

*Entradas gratuitas