Grace Gianoukas abrilhantará Teatro Municipal de Rio Grande com “Nasci Pra Ser Dercy”

A atriz apresentará o espetáculo pela primeira vez na sua cidade natal entre os dias 12 e 14 de maio         

Por Joanna Manhago e Tais Carolina         

 

         Homenagem com muito humor  terá três noites no palco rio-grandino          Fotos: Divulgação

Mais uma vez Rio Grande vai receber uma peça teatral protagonizada por uma artista que é um orgulho do município. Grace Gianoukas, que é natural da cidade mais antiga do estado. Ela volta até a Noiva do Mar para apresentar o espetáculo “Nasci Pra Ser Dercy” nos dias 12 e 13 de maio, às 20h; e 14 de maio, às 19h, no Teatro Municipal (avenida Major Carlos Pinto, 312).

Esta é a terceira vez, em menos de dois anos, que a artista se apresenta em Rio Grande, depois de um grande período sem eventos no teatro. A primeira vez foi em agosto de 2022, com o espetáculo “Grace Em Revista”, que trata sobre a trajetória da artista ao longo dos 40 anos de carreira. A segunda oportunidade foi promovida pelo produtor local, Guilherme Rajão, que organizou a apresentação do mesmo espetáculo em novembro do ano passado.

Rajão também é o responsável pela apresentação da peça “Nasci Pra Ser Dercy”, que acontecerá em maio de 2023. Ele comenta que “Grace é um sucesso único, além de ser um orgulho da cidade” e que sempre vale a pena trazer suas peças teatrais para Rio Grande.

“O espetáculo, a atuação e o profissionalismo da Grace já seriam suficientes para ter ela se apresentando em Rio Grande, mas o fato dela ser natural da cidade, ser carismática e ter carinho pela nossa cidade faz com que a gente sinta mais vontade de assistir suas performances. Na primeira vez que promovi o show dela, mais de 600 pessoas foram até o teatro, e, até o momento, as vendas para a peça de maio estão muito positivas”.

 

Natural de Rio Grande, a atriz Grace Gianoukas destaca-se por suas atuações  e profissionalismo

 

A cidade do Rio Grande não tem a cultura de frequentar peças teatrais, porém, nos últimos meses, isso vem mudando. O atual diretor do Teatro Municipal, Bira Lopes, explica que está sendo necessário reinventar o que é promovido pelo setor na cidade. Ele relembrou os trabalhos desenvolvidos pela antiga diretora, Alzira Paiva, e como isso auxiliou no crescimento do consumo desta arte. “A saudosa Alzira, antes de morrer, deixou um legado, dar vida para o nosso teatro. Mesmo em meio a pandemia, ela induziu a comunidade do Rio Grande a valorizar as produções locais que se apresentavam na cidade, ainda de forma remota. Isso incentivou os produtores locais a investirem nesta arte e agora podemos ver diversas sessões lotadas com espetáculos locais, regionais e nacionais”, registra.

 

Grace interpreta personagem Vera, que tem sonho de ser nova Dercy

 

Detalhes da peça teatral

O espetáculo “Nasci Pra Ser Dercy” estreou em 2012 e já foi apresentado em diversas cidades brasileiras. É uma homenagem bem-humorada e carinhosa a uma das maiores artistas do Brasil, Dercy Gonçalves, e tem sido muito elogiada pela crítica e pelo público em geral. O texto e a direção são de Kiko Rieser, mas a produção conta com nomes de Miguel Falabella (voz off), André Kirmayr (assistência de direção), Mau Macedo (trilha sonora) e outros importantes nomes do teatro brasileiro.

No espetáculo, Grace Gianoukas interpreta uma personagem – chamada Vera – que tem o sonho de ser a nova Dercy Gonçalves, e conta a história de sua vida e carreira de uma forma divertida e emocionante. A peça é recheada de humor, improviso e interação com a plateia, além de contar com números musicais e cenas engraçadas que lembram a irreverência da atriz Dercy Gonçalves.

 

Irreverência da atriz inspiradora é revivida na personagem teatral

 

O diretor de produção de Grace, Paulo Marcel Almeida contou como surgiu a proposta de produzir o espetáculo: “A ideia da peça “Nasci Pra Ser Dercy” surgiu a partir de uma brincadeira entre Grace e alguns amigos. Durante uma conversa, eles começaram a imaginar como seria se ela se transformasse na Dercy Gonçalves. A partir daí, Grace começou a estudar a vida e a obra de Dercy Gonçalves, assistindo a entrevistas, filmes e programas de televisão em que a atriz participou. Ela também se inspirou em sua própria trajetória como artista e comediante, para criar uma personagem que fosse ao mesmo tempo divertida, emocionante e autêntica”.

Dercy Gonçalves (1907-2008) foi uma humorista, atriz, autora, diretora e produtora teatral e cantora. Passou pelo circo, foi uma estrela do teatro de revista na década de 1930 e começou a atuar em filmes na década de 1940. Na televisão, iniciou a carreira nos anos 1960, sendo que o seu programa de auditório teve a produção finalizada devido a problemas com a censura, na época da ditadura militar. É uma das atrizes com maior tempo de carreira na história mundial, totalizando 86 anos. Sua biografia, “Dercy de Cabo a Rabo” (1994), foi escrita por Maria Adelaide Amaral. “Dercy de Verdade” (2012) foi o título dado à minissérie sobre a vida da atriz, que também foi escrita por Maria Adelaide Amaral e teve direção de Jorge Fernando. Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de “palavrões”, foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil.

 

Grace Gianoukas tem exercido papel de destaque no humorismo brasileiro

 

Tópicos da carreira de Grace

Grace Gianoukas ganhou fama na televisão por interpretar Eva em “Rá-Tim-Bum”, na TV Cultura, de 1990 a 1994. Em 2020, interpretou Ermê na telenovela “Salve-se Quem Puder” da TV Globo, pela qual foi indicada duas vezes ao Melhores do Ano de Melhor Atriz Coadjuvante: em 2020 e 2021.

Depois de participar em montagens teatrais em Porto Alegre, como “Acre vai à Rússia”, ela transfere-se em 1984 para São Paulo, onde escreveu vários textos para teatro, como a comédia “Não Quero Droga Nenhuma”, que ficou cinco anos em cartaz. Após atuar em diversos espetáculos, como “O Amigo da Onça”, de Chico Caruso, com direção de Paulo Betti, e “O Pequeno Mago”, do grupo XPTO, criou um dos projetos que renovou o humorismo brasileiro a partir do início dos anos 2000: “Terça Insana”, incentivando novos atores e autores de humor. Em 2016, Grace ganhou notoriedade nacional ao interpretar a vilã cômica Teodora Abdala na novela “Haja Coração”

 

O texto e a direção são de Kiko Rieser, a assistência de direção de André Kirmayr, a trilha sonora de Mau Macedo e a a direção de produção de Paulo Marcel Almeida

Serviço

– Duração: Em média 80 minutos

– Classificação: 16 anos.

– Data: dias 12, 13 e 14 de maio

– Horário: Sexta-feira e sábado às 20h, no domingo às 19h

 Os ingressos custam entre  R$ 50,00 e R$ 120,00, conforme a legislação vigente para meia-entrada, podem ser adquiridos on-line por este link, ou na bilheteria física, sem taxa de serviço, na avenida Major Carlos Pinto, 312

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments