Saudade vira festa em São Lourenço do Sul

A tradicional festa germânica Südoktoberfest retorna após dois anos de pausa por conta da pandemia do coronavírus

Por Julya Bartz Boemeke Schmechel

O Grupo Sonnenschein realiza a Südoktoberfest, (“festa de outubro do Sul”) desde 1988          Foto: Grigoletti Fotografia

Não é necessário morar em São Lourenço do Sul para conhecer a Südoktoberfest. Afinal, a maior e mais tradicional festa germânica da região reúne anualmente diversos amantes desta tradição tão querida, que passa de geração para geração. Depois de uma pausa de dois anos, a festa voltou no mês passado e já tem data marcada para o ano que vem.

A Südoktoberfest, significa “festa de outubro do Sul” e é realizada pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein desde 1988. O evento conta com muita música – da tradicional “bandinha” –, danças, chopp e deliciosas comidas típicas. Mas não para por aí: a festa também proporciona diversas outras atividades como jogos germânicos, concurso para as escolhas da rainha e mini rainha, desfile de rua e concurso de chopp a metro.

Dentre a gastronomia do evento, destaca-se o delicioso Rievelsback, um bolinho frito de batata ralada que faz grande sucesso, sendo produzido a cada edição mais de uma tonelada de batatas. Este número torna o Rievelsback campeão de vendas na praça de alimentação da Südoktoberfest, perdendo para outras comidas típicas, como o Pretzel  (pão tipicamente alemão em formato de nó).

Além do bolinho de batata, um grande destaque é o peito de ganso defumado, um dos pratos servidos no café colonial da festa. Trata-se de uma cultura muito importante dos antepassados e quase esquecida. Por conta deste prato tão característico, os mascotes da Südo são o Walter e Wilma, dois gansos muito animados.

Os mascotes Walter e Wilma divertiram o público na  33ª Südoktoberfest          Foto: Grigoletti Fotografia

E, por falar em tradição, na 31ª edição, ocorrida em 2018, a Südoktoberfest bateu um recorde mundial, alcançando a maior Polonaise do mundo – dança tradicionalmente conhecida por abrir os bailes deste estilo.

Retomada da festa em 2022

Com o início da pandemia, a Südoktoberfest precisou fazer uma pausa. Foi aí que o Grupo Sonnenschein, através de recursos próprios, decidiu realizar obras na Associação Cultural Sete de Setembro (antiga casa do evento), para que o espaço estivesse melhor estruturado e preparado para o retorno.

Helena Kohn, 2ª Secretária do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, conta que as obras iniciaram durante a pandemia, com o intuito apenas de realizar a manutenção da Associação. Porém, em seguida, o grupo decidiu planejar o parque do evento, que agora volta a ser a casa oficial da Südoktoberfest.

Em anos anteriores, a festa foi realizada no Esporte Clube São Lourenço e, neste ano, finalmente, retornou às suas raízes. A Associação Sete de Setembro contou com uma extensa e preparada estrutura, para abrigar a edição mais esperada de todas. Mas as obras não param: novos projetos seguirão acontecendo, para oferecer um espaço ainda mais amplo nos próximos anos.

As  obras na Associação Sete de Setembro começaram no período da pandemia        Foto: Sul 360 Imagens

A obra passou por várias partes entre as quais a instalação da cobertura       Foto: Sul 360 Imagens

E a edição deste ano voltou para movimentar São Lourenço do Sul e alegrar os amantes das tradições germânicas. Superando a última edição – que contou quatro dias de festa –, em 2022 a Südoktoberfest espalhou-se pelo município e foi realizada em 10 dias, de 2 a 12 de outubro. Depois de dois anos de pausa, o lema da festa que sempre foi “no mês de outubro a cidade vira festa”, precisou sofrer uma pequena alteração para adequar-se à realidade, e, neste ano, o lema representa o sentimento de muitos: “a saudade vira festa”.

Abertura da 33ª Südoktoberfest, com a primeira etapa para servir um ótimo chopp     Foto: Divulgação/Facebook

A programação contou com uma visita alegre e especial ao Lar de Idosos Santo Antônio, atividades com as escolas, encontro de corais, apresentações de dança do Grupo Sonnenschein, feiras de artesanato e produtos coloniais, desfile temático de rua, jantar típico, café colonial e muito mais.

O evento contou com a apresentação de 13 bandas, recebeu 30 mil “Südoktoberfesteiros”, que brindaram com 28 mil litros de chopp vendidos. Tudo isso com a ajuda e trabalho incansável de quase 600 voluntários, que tornaram a retomada desta festa tão querida, ainda mais especial.

E para alegrar aqueles que tanto amam a tradicional festa, as notícias são boas. A 34ª Südoktoberfest já tem data marcada: de 8 a 15 de outubro de 2023. Se perder, “tá fritz”!

PRIMEIRA PÁGINA