Espetáculo celebra 11 anos da Freedom Cia de Dança sexta e sábado

Grupo apresenta três sessões no Teatro Municipal de Rio Grande do musical “Cinderela às Avessas” neste fim de semana      

Por Tais Carolina e Mariah Coi     

O Teatro Municipal do Rio Grande, no Sul do Estado, receberá, nos dias 18 e 19 de novembro, o espetáculo “Cinderela às Avessas”, realizado pela Freedom Cia. de Dança. Diante do sucesso na venda dos ingressos, o grupo rio-grandino abriu uma sessão extra para que toda a comunidade possa prestigiar o evento.

A Freedom é um grupo que existe há mais de 11 anos na cidade do Rio Grande. A companhia foi criada em 2011 por quatro pessoas que tinham como objetivo divulgar a arte da dança e, ao mesmo tempo, quebrar preconceitos. O nome Freedom significa liberdade e este é o legado do grupo, a liberdade na arte e na vida.

O grupo não tem patrocinadores e sobrevive através de mensalidades simbólicas, participação em editais e realização de rifas, eventos e pedágios. Além disso, o valor dos ingressos arrecadado nos espetáculos é uma das principais fontes de renda que sustentam a equipe para que siga fazendo arte. Atualmente, o grupo conta com cerca de 100 dançarinos, entre as categorias adulto, juvenil e kids, sob direção de Andrius Mieres e Giovane Mackmillann.

O diretor e também coreógrafo Mackmillann antecipa que o espetáculo musical “Cinderela às Avessas” terá coreografias de jazz, dança contemporânea, dança de salão e danças urbanas, divididas pelos núcleos kids, juvenil e adulto.

Tudo isso será mesclado com encenações, caracterizando o musical.  O coreógrafo explica que o nome “Cinderela às Avessas” surgiu para sugerir que o espetáculo não será nada tradicional. A personagem de Cinderela será interpretada por uma mulher negra e na trama ela tem o sonho de ser estilista. Já quem dará vida à famosa Fada Madrinha é um homem que não se enquadra nos padrões hetero e branco. A Freedom traz diversidade em tudo que faz e com garra e dedicação consegue transformar os lugares em que habita.

A Companhia existe há mais de uma década, são mais de 10 anos resistindo em uma comunidade machista, LGBTfóbica e racista e levando a arte como uma ferramenta de transformação social. É um grupo cheio de representatividade, história e conquistas.

“Nossa vida enquanto grupo não foi fácil nesses 11 anos de caminhada.  Nosso maior desafio era achar um local que pudéssemos desenvolver a nossa arte. Aos poucos fomos crescendo, em número e qualidade, nos tornando um dos maiores grupos da nossa cidade”, afirma Mackmillann ao falar sobre a trajetória da Freedom.

Ele relembra que a Freedom durante muitos anos tinha como espaço para ensaios garagens, o Centro de Eventos da cidade e até mesmo o meio da rua. “Hoje em dia temos parcerias com pessoas que acreditaram e acreditam em nosso potencial, duas mulheres que fazem a diferença: Doris Ribeiro e Lídia Dias”, diz ele se referindo a diretora e a professora da Academia Art & Manhas, local no qual são realizados os ensaios do grupo atualmente.

“Nossas batalhas são constantes, não temos patrocínio, contamos com o público para nos mantermos durante o ano, são eles que nos impulsionam para fazer mais e melhor”, diz o diretor, fazendo um convite para que toda a comunidade possa prestigiar o evento “Cinderela às Avessas”. O espetáculo terá uma sessão no dia 18 às 20h30 e duas no dia 19, às 18h e às 20h30.

Espetáculo terá jazz, dança contemporânea, dança de salão e danças urbanas, divididas pelos núcleos kids, juvenil e adulto

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments