Noite do Centro Histórico atrai milhares de pessoas

Evento valorizou os museus e o patrimônio do Rio Grande, cidade mais antiga do Estado     

Por Rayla Ribeiro e Vitor Porto      

A Noite do Centro Histórico, que ocorreu no dia 9 de novembro, foi um grande sucesso e atraiu milhares de pessoas até o Centro do Rio Grande. O evento teve como objetivo valorizar e divulgar a cultura, museus e o patrimônio histórico da cidade mais antiga do Rio Grande do Sul. A população também pode acompanhar a cerimônia de inauguração do Largo Barbosa Coelho, em frente ao Mercado de Peixes. A revitalização da praça foi realizada em uma parceria com uma rede de supermercados da cidade e busca, além de proporcionar mais conforto aos frequentadores, embelezar a região do cais do Porto.

Bibliotheca Rio-Grandense abriu as portas com seu  acervo e exposição com peças de vários museus da cidade

 

Após a cerimônia de inauguração, foram entregues certificados aos Jovens Educadores Patrimoniais. Houve participação das Forças Armadas, que realizaram um disparo de canhão simbólico em direção à Lagoa dos Patos. Ficou a cargo da Banda Rossini o privilégio de ser a primeira atração cultural do Largo Barbosa Coelho.

A Noite do Centro Histórico também celebrou os museus. A Bibliotheca Rio-Grandense abriu as portas para receber o público. Guias mostraram aos visitantes o acervo centenário da biblioteca. Em seu salão no térreo, foi montada uma exposição com itens de diversos museus da cidade. O principal destaque foi a exposição de peças históricas da Fábrica Rheingantz.

Na rua General Osório, na frente do Largo Barbosa Coelho, ocorreu a exposição de veículos fabricados em outros tempos do grupo Antigos da Estação, com diversos carros clássicos para os amantes do automobilismo.

Dentro do Mercado Público, os visitantes puderam aproveitar a gastronomia da região, focada nos frutos do mar, ao som da voz marcante Tais Carolina. Os corredores do Mercado ficaram lotados, com muitos visitantes conferindo a exposição “Retratos de um Mercado”.

Como não poderia faltar na “Noiva do Mar”, a Escuna Divino Sol proporcionou aos visitantes um passeio marítimo pela Lagoa dos Patos à luz da Lua cheia brilhando na água. Uma réplica do Lanchão Seival estava aberta à visitação. Trata-se de uma reprodução fidedigna daquele veículo utilizado por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha.

Outro sucesso de visitação foi o famoso Museu Oceanográfico da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). A Marinha do Brasil disponibilizou um ônibus para levar o público da sede da Prefeitura até o museu. Os guias conduziram os visitantes, proporcionando um maior conhecimento sobre a vida marinha presente na costa gaúcha.

Na rua General Osório, foi apresentada a exposição de veículos de décadas passadas do grupo Antigos da Estação

 

Esta realização nasceu com o objetivo de trazer um sentimento de pertencimento à comunidade. É uma data em que se tem o funcionamento do conjunto histórico, os museus e os prédios em um horário diferenciado.

Lu Compiani, primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, ressaltou a importância do evento: “É um momento importante do rio-grandino olhar para sua história, olhar para a sua cultura e, assim, desenvolvermos esse sentimento pela nossa cidade, essa é a maior motivação dessa noite acontecer”.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments