Irmãs estudantes combinam habilidades para produzir arte

A dupla produz conjuntamente peças artesanais e artísticas

Por Vitor Valente

Sabrina e Meiissa participam de exposição em Feirinha de Rio Grande    Fotos: Divulgação

A sintonia entre as irmãs Melissa e Sabrina Araújo é visível para qualquer um que olhe atentamente para as peças produzidas pela Feijão Mágico. A combinação entre o talento artístico de Melissa e as habilidades e técnicas artesanais de Sabrina resultam em um trabalho que esbanja autenticidade. A dupla de estudantes natural de Mostardas, interior do Rio Grande do Sul, produz artigos artesanais e ilustrações como fonte de renda e mantenimento na universidade pública.

Aos 25 anos, Sabrina é bacharel em História pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Aos 21 anos, Melissa, mais conhecida como Mel, é estudante de Artes Visuais – Licenciatura também da UFPel. As duas criaram a loja virtual Feijão Mágico durante a pandemia de forma paralela a empregos temporários. “A gente estava sem renda”, conta Sabrina.

Após alguns meses juntando dinheiro, compraram materiais e decidiram apostar tudo na lojinha, deixando os empregos temporários em segundo plano. “Um pouco de tudo, assim. Sem muita noção do que ia dar certo ou não. Meia dúzia de cada coisa e fomos fazer para ver o que iria vender e o que não. E é isso aí. E está dando certo até hoje”, conta Mel sobre os investimentos em materiais e as primeiras peças produzidas. “A gente sempre quis fazer alguma coisa juntas, sempre gostamos de fazer coisas artesanais”, diz Sabrina.

Exposição no evento cultural Sofá na Rua em Pelotas

Entre os artigos comercializados pela Feijão Mágico, destacam-se os panos de prato, os bloquinhos e cadernos, além das ilustrações de Melissa. A artista explica que os produtos vendidos são essenciais para a sua subsistência e manutenção na faculdade. “É importante porque qualquer coisa que venda já é uma passagem para Pelotas, outro produto que venda já é tipo o RU da semana toda”, exemplifica Mel.

Melissa revela que desenhar é algo recente em sua vida. Ela explica que durante o ensino fundamental, só produzia por obrigação escolares. “Só copiava por cima, ou então fazia do pior jeito possível, sem prestar atenção”, relata. A influência de uma professora de artes do ensino médio fez com que a estudante começasse os seus primeiros rabiscos. Entretanto, nota que o trabalho na Feijão Mágico foi primordial para estimular o desejo de aprender mais sobre arte e ingressar no curso de Artes Visuais. “Eu descobri que tinha vontade de ser artista”, reconhece.

A artista conta que precisa de tranquilidade para se inspirar e produzir. “Normalmente vem quando estou muito de boa. É quando produzo mais. Quando estou feliz, escutando música”, frisa. Ela confessa que a pressão e o estresse impedem que ela faça mais do que rabiscos. “É por isso que às vezes as encomendas são um problema”, admite. Apesar de normalmente conseguir cumprir as demandas, Melissa relata que em uma ocasião não conseguiu realizar a entrega de encomendas. “Eu fiquei muito frustrada, disse que não faria mais nada”, lamenta.

Apesar da frustração momentânea, o projeto seguiu de pé. As irmãs revelam que sempre gostaram de universos e histórias de fantasia. Com isso, o apreço das duas pela fábula infantil do João e o Pé de Feijão acabou inspirando o nome da loja de artesanatos. Quanto ao futuro, garantem que a parceria vai continuar. “A gente se complementa muito e precisa uma da outra para fazer as coisas funcionarem”, completa Sabrina.

Sabrina e Melissa são naturais de Mostardas, onde começaram o projeto

PRIMEIRA PÁGINA