“Uma Advogada Extraordinária” ajuda na compreensão do autismo

Série sul-coreana, sucesso de audiência, traz narrativa sensível e divertida sobre protagonista com Transtorno de Espectro Autista (TEA)      

Por Gabriela Pereira       

O K-Drama “Uma Advogada Extraordinária”, que estreou em junho deste ano, traz a beleza, leveza e diversão e está tendo um alcance mundial. A novela sul-coreana conta a história de Woo Young Woo, uma advogada com transtorno de espectro autista (TEA). Em uma produção original Netflix, a advogada é protagonizada pela atriz Park Eun Bin, um dos grandes nomes na indústria coreana e que ganhou o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em “O Rei de Porcelana”, outra produção original do mesmo serviço de streaming.

Com seu QI altíssimo, de 164, a Young Woo se formou como a melhor aluna da turma na prestigiada Universidade Nacional de Seul. Por esse motivo, ela conseguiu uma vaga de emprego como advogada em um dos maiores escritórios de advocacia do país, com todo o apoio do seu pai dedicado, que tem papel fundamental na vida de Young Woo. Mesmo com sua inteligência elevada, a advogada tem dificuldade em interagir socialmente, seu jeito é visto por outras pessoas como “esquisito” e “solitário”.

A atriz Park Eun Bin tem sido elogiada por sua atuação como Woo Young Woo             Fotos: Divulgação

 

Enfrentando desafios

O dorama (como os dramas televisivos em sul-coreanos são chamados) tem como foco a trajetória de Young Woo. Os episódios trazem as mudanças de sua recém-chegada ao escritório, como a primeira interação social com o mundo externo, o que é abordado pela série de forma sensível e responsável, sem reforçar estereótipos ou polemizar o tema.

A personagem carrega características certamente peculiares, principalmente, pelo seu fascínio por um mamífero em específico, a baleia. Seu grande conhecimento sobre a natureza do animal permite fazer alusões aos casos no tribunal. Há cenas incríveis em que ela vê uma baleia se movendo lentamente ao seu redor e essas imagens a levam a encontrar soluções para as questões jurídicas.

Representar alguém com um tipo de transtorno pode ser desafiador.  Por isso, a atuação de Park Eun Bin impressiona os críticos e telespectadores, devido à sua dedicação como atriz, demonstrada ao longo da série.

A história nos leva a refletir o quão é importante e necessário falar sobre o tema. Vê-se como a advogada precisa enfrentar cotidianamente o preconceito que pessoas com autismo sofrem.

Além do contexto profissional, Woo Young Woo tem um relacionamento amoroso com o assistente Lee Jun-ho, interpretado pelo ator Kang Tae-Oh. Essa parte da história trata de mais um estereótipo que possa existir, pois, mesmo com espectro autista, é possível amar e ser independente.

Um dos momentos que tornou a série conhecida nas mídias sociais é o cumprimento de Young Woo à sua melhor amiga de infância Dong Geaurami. Há cenas descontraídas e que têm grande importância nas decisões da advogada.

Cotidiano da personagem traz aspectos da vida profissional e sentimental

 

Da teledramaturgia para a realidade

Assim como as grandes produções sul-coreanas, o roteiro da dramaturgia carrega um ensinamento para quem assiste. Dentro disso, o autismo torna-se uma temática delicada e importante, pouco abordada em séries e produções cinematográficas. A criatividade fica por conta da alusão às baleias, que são a forma de conectar Young Woo em suas decisões, pensamentos e ideias, e a ajudam e guiam a entender o mundo da sua maneira.

“Woo não é uma expectativa polida do que uma pessoa autista deve ser pelos olhos de uma pessoa neurotípica, ela possui falhas realistas e está longe de vencer sempre”, escreveu o crítico Nick de Angelo, do site Woo Magazine

Para alguns telespectadores, o teaser já foi surpreendente, pela temática envolver uma protagonista advogada e autista. Lara Assunção Silva, de 21 anos, relata que se sentiu satisfeita pelo assunto ser abordado de forma leve e criativa. Outro ponto destacado por Lara, são os casos mostrados nos julgamentos. “Todos os episódios relatam assuntos superimportantes da sociedade e com críticas em relação a esses problemas”, comenta.

Além disso, Lara destaca sua surpresa em relação ao romance entre os protagonistas. “Pelo tema em si, nem precisava de um romance, mas qualquer pessoa que começa a assistir implora que seja bem desenvolvido no decorrer dos episódios. Esse dorama traz muitos ensinamentos, terminei com o coração aliviado e totalmente satisfeita,” destaca.

“Uma Advogada Extraordinária”, conta com 16 episódios, tendo sua segunda temporada confirmada para 2024 e está disponível na plataforma de streaming Netflix.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Prezada, eu estou assistindo novamente a série e realmente como algumas outras séries coreanas e de demais países asiáticos , hoje, estão nos trazendo para o enorme preconceito e relações de poder, opressão violência que a sociedade coreana carrega , bem como demais em várias partes do mundo. Agora assisto com um olhar mais cuidadoso do script e da maneira como os casos podem ser resolvidos com um a advogada e seus pares com espectro autista e outras questões emocionais e de caráter veladas e com capacidade analítica e de síntese que assusta e paralisa ou outros a sua volta com outros espectros ou aspectos de pseudo-normalidade. O foco no autismo nos leva ao comportamento infantilizado, violento repugnante, apaziguador, lotado de repulsas ” educadas” e julgamentos a priori sobre o outro que não conhece em seus potenciais , habilidade e ações. O diálogo dela com a descoberta da mãe é absolutamente revelador como a dissimulação, tentativa de apagar atitudes do passado e hipocrisia de sociedade conservadora coreana- que obviamente também surgem em outras partes do mundo com contextos sociais, morais, políticos, econômicos e culturais distintos.

Grata pela resenha, Vania

Vania Velloso

Quero saber se já tem previsão para 2a temporada!

Valéria

Comments

comments