Pesquisa revela detalhes de São Lourenço em quatro volumes

Livros de médico lourenciano são essenciais para conhecer a história do município

Julya Bartz Boemeke Schmechel

Quem já visitou o município de São Lourenço do Sul pôde explorar uma natureza exuberante, com praias de água doce belíssimas e agradáveis para crianças, adultos e idosos.

Além das belezas já conhecidas, o município carrega uma rica história cultural, que mergulha nas origens alemãs e pomeranas. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer São Lourenço do Sul pessoalmente ou tem interesse em aprofundar-se em suas origens, pode viajar através dos livros de Edilberto Luiz Hammes, intitulados “Radiografia de um município – Das origens ao ano 2000”.

Natural de São Lourenço do Sul, Edilberto Luiz Hammes nasceu em 19 de agosto de 1942 e formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, em 1969. Edilberto tornou-se pioneiro na Radiologia no município, aposentando-se após trabalhar 50 anos como médico em São Lourenço, sendo reconhecido por importantes feitos.

Além da dedicação à Medicina, Edilberto Hammes deixa sua marca com vários  livros publicados       Foto: Arquivo pessoal

“São Lourenço do Sul: Radiografia de um município – Das origens ao ano 2000” é uma obra completa, dividida em quatro volumes, em que as novas gerações de lourencianos podem consultar as origens do município e conhecer a história de seus antepassados. Além das diversas informações, os livros também apresentam documentos e fotos inéditas.  A obra está organizada da seguinte forma:

Volume 1:  Trata de generalidades sobre São Lourenço do Sul e sua inserção no estado gaúcho e no País; as etnias formadoras do povo lourenciano; transformações do mapa político através da história; história política e administrativa; São Lourenço e a colonização alemã.

Volume 2: A fundação da colônia de São Lourenço e seu fundador Jacob Rheingantz; religião (a presença da igreja em São Lourenço); o ensino no município; a saúde; mapas antigos e atuais.

Volume 3: Arte e cultura; economia lourenciana; órgãos públicos e entidades privadas; ruas antigas e atuais: seus patronos. Os bairros; imprensa, radiodifusão e televisão; luz, água, comunicações e transportes.

Volume 4: Esportes, clubes sociais e de serviço; diversas histórias e fatos; São Lourenço do Sul no ano 2000; bibliografia consultada e entrevistas.

A obra está organizada dando destaque aos  aspectos culturais, históricos, econômicos, educacionais e sociais     Foto: Divulgação/Coordenadoria de Cultura de São Lourenço do Sul

Além desta coletânea, Edilberto publicou outros livros de grande importância, como o “Dicionário de Sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e das colônias adjacentes”, de 2014.

Em 2021, Edilberto, juntamente com outros dois lourencianos, foi homenageado pelo projeto “Visibilizando Invisíveis”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com o artista Gui Gerundo. O projeto teve como objetivo elaborar produtos artísticos e dar visibilidade a pessoas que se destacaram por suas práticas sociais e educativas.

Através do projeto, foi inaugurado um painel na Praça Central Dedê Serpa, com o retrato dos três homenageados: Edilberto Hammes, Ana Centeno e Sergiomar Crespo Schild.

Para enriquecer suas obras e entregar um material detalhado, Hammes dedicou-se para a realização de  pesquisas e entrevistas. Proporciona ao município de São Lourenço do Sul referências com informações fundamentais para que a história da cidade não se perca ou caia em esquecimento. Afinal, resgatar as raízes de um povo é fundamental para mantê-lo “vivo”.

Mural de Gui Gerundo faz homenagem com retratos de  Edilberto Hammes, Ana Centeno e Sergiomar Crespo Schild Foto: Prefeitura de São Lourenço do Sul

PRIMEIRA PÁGINA