1ª ConGeek reúne artistas, cosplayers e fãs do mundo nerd

Evento em Pelotas contou com apresentações musicais e de dança, campeonato de cosplay e estandes com produtos relacionados ao mundo geek     

Por Ana Beatriz Garrafiel    

Durante toda a tarde do domingo, dia 18 de setembro, os fãs do mundo geek se reuniram no espaço Casa Nostra Pinball, na região do Porto, para prestigiar a primeira edição da 1ª ConGeek Pelotas, evento dedicado à cultura e a artistas geeks da região.

Depois de dois anos de adiamento por conta da pandemia, a feira aconteceu e foi um sucesso. O local, que tem capacidade para 1000 pessoas, estava lotado de fãs e artistas locais prestigiando as diversas atrações presentes. 

O mundo geek

Quando se fala em cultura geek, muitos remetem a jogos online, animes ou filmes de super-heróis. Mas vai muito além disso: os geek se interessam pelas mais diversas áreas do entretenimento, como games, livros, filmes, música e pela cultura pop em geral. Eles gostam tanto que procuram saber tudo sobre esse mundo, tornando-se quase especialistas no assunto. Muitas vezes, pessoas com esse interesse em comum reúnem-se e formam grupos destinados a compartilhar experiências e discutir tópicos relacionados a essa cultura.

O surgimento da ConGeek

E foi desse modo que surgiu a 1ª ConGeek Pelotas. Tudo começou em 2013, no município de Pedro Osório. Um grupo de amigos possuía em comum o interesse pelo mundo nerd e criou um projeto sobre animes e mangás. ‘’Percebemos que não havia nenhum tipo de evento na região que abraçasse esse público, então resolvemos organizar uma feira, que se denominou Otaku Osório. Esse evento repetiu-se por quatro anos, e, em cada edição, o público crescia mais’’, relata Lucas Fernandes, um dos organizadores da ConGeek.

Com o apoio da prefeitura de Pedro Osório, que sedia os locais para os eventos, a Otaku Osório foi crescendo cada vez mais e acabou por se tornar o início da ConGeek. ‘’A ConGeek surgiu no início de 2020 […] mas por conta da pandemia fomos adiando. Continuamos fazendo um trabalho através da página do Instagram, que já estava juntando um público. Aí decidimos fazer em Pelotas para ter um público maior. Procuramos patrocínio com algumas empresas e parcerias com algumas lojas que tivessem relação com o tema. Foi esse o apoio que alcançamos’’, comenta Lucas.

Participantes do concurso de cosplay reunidos                  Foto: Arquivo pessoal

Os estandes com as lojas foi uma forma de juntar mais atrações para o evento e, ao mesmo tempo, dar suporte para o comércio local. Marla Moreira de Barros, uma das lojistas presentes na feira, ressalta a importância de um encontro que foque nesse tipo de cultura na cidade. ‘’Aqui em Pelotas, esse é o primeiro evento que está acontecendo para o pessoal que gosta de anime, e é muito importante para o público presenciar isso, poder se expressar, caracterizar-se, vender e ter acesso às coisas do meio’’, comenta a lojista.

De olho no futuro, os organizadores pretendem ampliar ainda mais o evento, procurando novas parcerias e atrações. ‘’Achamos que tem um potencial cultural, econômico e turístico muito forte. Pelotas é uma cidade que tem uma população jovem muito grande – que é boa parte do nosso público. Pensamos nas próximas edições em fazer alguma parceria com as escolas, para levar as turmas. É um tipo de evento que movimenta muito dinheiro também’’, finaliza Lucas.

No Instagram, acompanhe as atualizações das próximas edições da ConGeekA lojista Marla Moreira de Barros também está no Instagram.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments