28ª edição da Fenadoce encerra com sucesso

Por Elena Santos      

Evento favorece atividades econômicas e artísticas da região

                A Feira foi representada neste ano pelo trio de baronesas Elana Ávila da Silva, Julia Eisenhardt e Taila Freitas              Foto: Rafael Takaki/Divulgação

Após dois anos de restrições por conta da pandemia do coronavírus, houve a retomada da tradicional festa de Pelotas, a Fenadoce, em sua 28ª edição, que se estendeu até o último domingo, dia 19 de junho. Contou com a sua programação multicultural, trazendo várias atrações artísticas e o Festival de Gastronomia, incentivando o turismo e o mercado gastronômico de toda a região.

A festa, criada em 1986, é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Pelotas. Em 2022, trouxe o tema ” Doces (re)encontros ”, e homenageou os 210 anos do município.

A Fenadoce Cultural contribui para a criação e produção cultural de diferentes linguagens artísticas da região. O Espaço Arte do Doce foi o palco principal para as apresentações das artes cênicas. Com parceria de produtoras locais, houve a FenaShow, que trouxe shows nacionais para o público.

A feira é responsável por gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos, sendo considerada a vitrine do município. O evento gastronômico evidencia o valor turístico da cidade e promove a cultura doceira dessa localidade para todo o Brasil e exterior. Em 17 dias, foram 1.800.000 unidades de doces vendidos e 313.000 visitantes que passaram pelos pavilhões do Centro de Eventos. Essa edição também recebeu 735 excursões, além de um alto fluxo de carros, 30% acima dos outros anos, com placas de várias localidades, e as visitas de 45.000 alunos da rede pública de ensino da região de forma gratuita.

A Feira da Agricultura Familiar também registrou o maior número desde que é realizada no evento: foram mais de R$ 1 milhão em volume de vendas neste ano. O tema da Fenadoce 2022, “Doces (re)encontros”, também valorizou a retomada do evento e da esperança, mostrando o reflexo de sua importância para toda a região.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

 

Comments

comments