Livro retrata cotidiano arroio-grandense durante pandemia

Por Douglas Rafael Duarte    

“Grande Sentimento” reúne contos, ilustrações e fotos de autoria da jornalista Victória Salomão

A jornalista Victória Salomão lançou no dia 14 de junho em live no seu perfil no Instagram, o livro de contos “Grande Sentimento”. A publicação reúne fotos, ilustrações e 20 contos sobre o cotidiano de diferentes personagens de Arroio Grande, no interior gaúcho, durante a pandemia. A obra pode ser adquirida em edição impressa e digital.

Natural de Rio Grande, Victória considera-se “arroio-grandense de coração”. Apaixonada por jornalismo literário e escritora há alguns anos, a autora mudou-se para Arroio Grande pensando em passar “só uns três meses de pandemia” ao lado dos pais. Como infelizmente não foi dessa forma que aconteceu, Victória aproveitou o período de um ano em que esteve no município para contar, de forma literária e muito criativa, o cotidiano e as peculiaridades da “Cidade Simpatia”.

Victória Salomão trabalha com comunicação política, mas  não quer parar de escrever literatura Foto: Arquivo Pessoal

O título do livro “Grande Sentimento”, já havia sido escolhido antes da obra ser concluída. Segundo a autora, a inspiração veio da frase de Albert Camus no livro “A Peste” (1947): “Agora, sei que o homem é capaz de grandes ações. Mas se não for capaz de um grande sentimento, não me interessa”.

Sobre a referência ela ainda acrescenta: “Isso me impactou de alguma forma. A epidemia era o tema do livro de Camus. E realmente é um grande sentimento que está nos unindo agora, neste momento. Muito mais do que o contexto, muito mais do que o medo e o luto, tem alguma coisa a mais que está nos unindo”, afirma Salomão.

Atualmente, vivendo em Brasília, onde trabalha com comunicação política, a autora relata que tenta não abandonar o hábito de escrever literatura. A paixão começou na adolescência e já lhe proporcionou grandes experiências, como conhecer o ídolo Chico Buarque. Em 2019, um conto de sua autoria inspirado na obra do cantor rendeu um convite para participar como autora da Festa Literária de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

“Sempre que eu penso em parar de escrever, embora não faça tanto sentido monetariamente, essa lembrança me dá vontade de escrever”, comenta Victória.

Como comprar?

O preço da versão física da obra, publicada pela Gráfica Acanhada de Arroio Grande, custa R$ 35,00. Já a versão digital sai por apenas R$ 15,00. Em ambos os casos o contato para a compra deve ser feito através do email salomaovictoria@gmail.com.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments