Projeto #TeatroMunicipalAgora

Por Thiago Lehn     

Município de Rio Grande promove apresentações on-line na sua sala de espetáculos

Durante a pandemia, o Teatro Municipal do Rio Grande está realizando o projeto #TeatroMunicipalAgora, que está chamando a atenção da população da região e sendo de suma importância para fomentar a cena cultural muito presente na cidade.

A diretora do Teatro, Alzira Paiva, comentou os principais aspectos da criação e implementação da ideia. O Projeto #TeatroMunicipalAgora foi criado como forma de incentivo aos artistas rio-grandinos. Através do espaço e da estrutura cedidos pela Secretaria de Município da Cultura, eles podem apresentar a sua arte no formato de shows on-line disponibilizados para a comunidade, com a renda dos ingressos revertida para os próprios   artistas dos diferentes segmentos e/ou formas de expressão.   A iniciativa também objetiva perpetuar e disseminar a cultura no município, de modo a valorizar e destacar a importância do trabalho desenvolvido por estes artistas dentro do contexto histórico da cidade do Rio Grande.

A diretora relata que os shows do projeto são realizados semanalmente nas quintas-feiras, sempre às 20h30min. e transmitidos através do aplicativo zoom, cujo link é encaminhado aos espectadores por e-mail conforme preenchimento de cadastro, no ato da compra do ingresso adquirido no site Sympla.com.br. Eventualmente são inseridos ao longo do mês datas extras para espetáculos especiais.

Quanto aos produtos culturais que o projeto abrange, Alzira diz que o Teatro recebe qualquer expressão de arte de palco, sejam espetáculos musicais, teatrais, dança ou poesia. Os espetáculos são produzidos pelos próprios artistas e o Teatro Municipal entra com a infraestrutura de som, luz, vídeo, filmagem e apoio que os artistas necessitarem.

A banda Garotos da Rua esteve em uma das apresentações       Foto: Divulgação

O artista que quiser participar pode ir presencialmente ao Teatro Municipal do Rio Grande que fica localizado na Avenida Major Carlos Pinto, 312, ligar através do telefone (53) 3233-4339 ou se cadastrar através de um formulário que pode ser encontrado na página do Teatro no Facebook.

Sobre a participação da comunidade ela diz que a adesão ao público tem sido satisfatória. É uma modalidade nova de se realizar espetáculos e que está conquistando o público na medida em que o projeto vai se desenvolvendo. Os artistas locais têm aderido ao projeto e as agendas de junho, julho e parte de agosto já estão preenchidas. Segundo os artistas que se apresentam, é uma maneira de viabilizarem seus espetáculos, receberem por seu trabalho e também divulgarem suas criações pelas lives e redes sociais.

Perguntada sobre a continuidade do projeto, a diretora enfatiza que é intenção da Secretaria do Município da Cultura e da direção do Teatro Municipal é dar seguimento a este projeto, pois o Teatro é um dos espaços culturais que devem ser prestigiados por quem aprecia cultura na cidade do Rio Grande. Esta programação de espetáculos on-line é uma forma de oferecer entretenimento e cultura ao público nestes tempos difíceis da pandemia.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments