Theatro Guarany enfrenta dificuldades na pandemia

Por Augusto dos Santos Cabral e Gabriel Gonçalves    

Criação de perfil em rede social, live comemorativa e a ausência do público marcam o período de isolamento social

Ao falar no âmbito artístico da cidade de Pelotas, é impossível não lembrar do Theatro Guarany, uma das maiores referências do município, que atrai diversas pessoas que prestigiam o local e sua beleza histórica. Inaugurado em 30 de abril de 1921, o local recebe não só apresentações teatrais, mas também grandes shows musicais, de cinema e eventos que se desenvolvem na cidade. Mas, a partir de março de 2020, a realidade mudou para todo mundo. A pandemia do coronavírus atingiu áreas de todos os segmentos e uma das mais afetadas foi a da cultura. Sem a possibilidade de ter o público presente no teatro há mais de um ano, o Guarany sofre com a falta de pessoas dentro do local, já que as práticas artísticas estão diretamente ligadas à conexão com o público.

A proprietária do teatro, Andreia Zambrano, lamenta a falta de contato com as pessoas. “Isso é a vida do teatro, aquela energia, a emoção que você sente nas pessoas, eu acho que isso é a vida mesmo do teatro, é um coração que pulsa. É uma necessidade que se tem dessa interação, da alegria, desses momentos que a arte propicia para as pessoas de reflexão, empatia e emoção.”

                     Theatro Guarany sem a presença do público durante a pandemia                               Imagem: Reprodução/Internet

Recentemente, o local completou 100 anos, mas com as portas ainda fechadas desde o começo do ano passado, o jeito encontrado para fazer uma comemoração foi através de uma live comemorativa, que ocorreu no dia 30 de abril, e reuniu um grande público virtual que assistiu a diversas atrações. A live também serviu para arrecadar alimentos distribuídos pela Corrente Beija Flor, com objetivo de levar mais felicidade às pessoas mais necessitadas.

 

                         Live comemorativa em alusão aos 100 anos do Theatro                                                Imagem: Reprodução/Facebook

Além das lives, que foram realizadas durante a pandemia como uma forma de interagir com o público do teatro, o local também inovou ao criar uma página no Instagram, rede social que gera muito engajamento, e que o Guarany não tinha antes do período de isolamento social. “Pela necessidade, criamos o nosso Instagram, que a gente não tinha, só tínhamos um blog e o Facebook”, conta Andreia.

Pouca esperança em um possível retorno

Em relação às expectativas com a volta das atividades no teatro, a proprietária se mostra desanimada, já que esse retorno ainda não possui uma data confirmada no Brasil. “Não existe previsão para o retorno das atividades, porque nós estamos fechados há 14 meses. A pandemia está descontrolada e é como se nós fossemos os responsáveis, mesmo não podendo trabalhar as pessoas acham que nós fizemos festa”, explicou.

Zambrano também demonstra insatisfação com a atual gestão municipal e estadual, já que outras atividades semelhantes estão retornando, enquanto o Guarany continua sem poder reabrir mesmo com todas as medidas de segurança necessárias. “O cinema da cidade estava aberto, eu não posso fazer uma formatura com todas as condições de deixar o teatro setorizado, tentei diversas vezes na Prefeitura falar sobre os protocolos, distanciamento e segurança, provei que poderia fazer, mas os governos municipal e estadual simplesmente ignoram a necessidade de várias pessoas desse nicho”, finaliza.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments