Série “Them” e o racismo nos EUA dos anos 50

Por William Engel    

Episódios de terror têm causado polêmica por suas cenas violentas e chocantes

Suspense na época da imigração de famílias negras em busca de melhores condições de vida

Inspirado no fenômeno que vem sendo os filmes de Jordan Peele, sobre visibilidade a cultura negra nos EUA e no mundo, “Them” estreia com sua primeira temporada trazendo um suspense psicológico em paralelo com a história da segregação dos anos 50 nos EUA. A série, dirigida por Little Marvin, e lançada no dia 9 de abril na Amazon Prime, vem trazendo polêmicas ao demonstrar a realidade de negros que estavam migrando para outros estados em busca de novas oportunidades no século XX na América do Norte.

A trama lançada pela Sony é protagonizada pelos atores Deborah Ayorinde, Ashley Thomas, Alison Pill e Ryan Kwanten. A história se passa primeiramente na Carolina do Norte, onde a família Emory sofre uma tragédia já nos primeiros minutos. Após os acontecimentos, e contextualizando com a história dos EUA nos anos 50, diversas famílias de negros imigram para Califórnia procurando uma vida melhor. A série, além da situação do racismo nos EUA naquela época, ainda lida com diversos outros problemas importantes como o machismo do século passado e o início das mudanças nesses dois cenários. Além dos problemas que a pressão psicológica nos negros e nas mulheres poderia causar.

No desenvolver da série, os Emorys passam por dificuldades com os vizinhos que agem com terrorismo em relação aos novos inquilinos. Cenas como fogo no jardim, bonecas negras enforcadas, bullying na escola e no trabalho são retratados com o duro realismo da segregação nos EUA. Não menos importante, mas ainda pautado na série, há o machismo contra as mulheres que trabalham, assim como o cenário homofóbico.

Por se tratar de uma história tão impactante, a série vem sendo alvo de algumas críticas, justamente por contar com cenas tão fortes e temas tão delicados. O diretor e a produção alertam no início de algumas cenas fortes sobre o impacto que podem causar. Um exemplo dessas cenas o espectador verá no meio de série, em seu quinto episódio, em que a história sobre o que ocorre com o primogênito da família na Carolina do Norte é contada.

             A série é alvo de críticas por tratar com cenas fortes temas delicados      Fotos: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Um dos fatores responsáveis pelas críticas em torno da série são as passagens sobre a Bíblia  e seu nono episódio que conta a história do encontro de um personagem branco com uma família negra. Esse encontro é regado de fanatismo religioso. Os textos bíblicos são utilizados para mutilar e infligir mal aos passageiros que buscavam por ajuda da pequena vila cristã. O ponto questionado é o da história se utilizar das escrituras cristãs para fazer protesto ao racismo da época e por seu grafismo exagerado. Arthur Eloi, escritor do site Omelete, comentou: “Apesar de um ótimo elenco e excelente direção, ‘Them’ tropeça na própria noção de importância ao confundir exagero com ousadia, e entrega algo que não fica à altura do potencial que tem nas mãos. Os crimes e injustiças cometidos contra os negros, nos Estados Unidos e no mundo, nunca devem ser esquecidos ou perdoados, mas as produções modernas precisam ir além da tentativa de chocar através de representações gráficas.”

Com sua trama forte, ótimos atores e uma comunicação social muito forte, apesar das críticas e do grafismo da série, a produção de Little Marvin merece ser apreciada. Seu suspense é grandioso e digno de mais algumas temporadas. Afinal, não é sempre que se vê um contexto histórico tão bem contextualizado em um terror psicológico de várias facetas e em dia com seu contexto social.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments