Velas aromáticas inspiradas em séries e livros

Por Amanda Kuhn

Artesã cria perfumes a partir dos personagens e histórias de ficção

Catarina inventa aromas a partir das sugestões de obras literárias

Já pensou em ter uma vela aromática do seu livro favorito? É o que a estudante de Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Catarina Lopes produz na sua loja on-line, a Faerie Candle Co. Inspirada pelo mundo literário, musical e televisivo, a estudante criou a loja on-line em 2020 e é responsável por todas as etapas da produção das velas – desde derreter a cera até despachar as encomendas.

As velas aromáticas são produzidas artesanalmente por Catarina, que escolhe os perfumes por diferentes critérios: A parte mais criativa é a dos cheiros, e acaba sendo bem subjetivo noventa por cento das vezes. Um exemplo é a vela da série “WandaVision”, em que os episódios não mencionam nenhum perfume específico. Nenhuma flor ou fruta tem muito destaque. Então, trata-se totalmente da interpretação da artesã sobre o que pode passar pelo olfato sobre a experiência de ver a série. Mas os outros dez por cento costumam ter como referência as menções dos autores de um livro (ou qualquer outra mídia) que falam de perfumes específicos. “Às vezes, um cheiro é citado, mas simplesmente não faz sentido para o personagem, então eu uso os aromas citados que eu acho que cabem e escolho outros que eu vejo que fazem mais sentido”, explica a empreendedora.

Os temas escolhidos são variados, podem ser de livros, séries, filmes e artistas que estejam em alta, que chamem a atenção dos clientes ou podem ser escolha pessoal de Catarina: “Algumas vezes só faço uma coisa que eu quero e torço pelo melhor, com graus variáveis de sucesso. Por exemplo, a vela de “WandaVision”, sobre a qual eu jurei que ia sair umas duas velas, e já está na terceira reposição em um mês. De qualquer forma, sempre anoto sugestões de velas pedidas, mas só costumo fazer as das sagas que eu assisti e gostei, assim, eu realmente posso fazer com carinho e gosto”.

Série literária e de filmes da Saga Crepúsculo motivou criação de velas

O interesse por velas aromáticas surgiu quando ela estava ainda nas aulas da educação básica: “Quando eu estava no início do Ensino Médio, eu comecei a achar velas aromáticas muito interessantes. Achava que deixava tudo mais chique e criava uma coisa mais ritualística e especial para as atividades simples. Ver um filme é algo comum, mas é mais chique ver um filme com uma vela acesa perfumando tudo, uma coisa mais de autocuidado”, relata.

Catarina conta que, no meio do ano passado, estava participando de um clube de leitura e recuperando o gosto pelos livros da adolescência, época em que era fã da “Saga Crepúsculo”, quando uma amiga do clube descobriu uma vela de “Crepúsculo” para vender e foi aí que tudo se encaixou: “Eu nunca tinha parado para pensar como as duas atividades – ler e acender uma vela – batiam bem, então resolvi imaginar como seria uma vela perfeita para ler “Midnight Sun” [livro da saga lançado em 2020]. Em uma madrugada, criei um arquivo e comecei a organizar tudo. Foi coisa de uma noite mesmo, em que a Faerie deixou de ser só uma ideia de uma vela para mim, para fazer parte de toda uma lojinha em que eu escolhia tudo”, relembra a estudante.

A Faerie Candle Co atualmente está no Instagram e na Shopee. As velas são vendidas para todo o Brasil. Além de ser um negócio artesanal, a preocupação com o meio-ambiente também está presente na marca, com embalagens recicláveis e/ou biodegradáveis.

PRIMEIRA PÁGINA