Projeto #TeatroMunicipalAgora movimenta cultura de Rio Grande

 Por Gabriel Teixeira de Barros

 

Projeto da Secretaria da Cultura em parceria com o Teatro Municipal muda experiência teatral com apresentações virtuais

Espetáculos e eventos comunitários rio-grandinos agora têm versões on-line

O projeto #TeatroMunicipalAgora, concebido na colaboração entre a Secretaria da Cultura de Rio Grande, a diretoria do Teatro Municipal  e a empresa Vetorial Net, está definindo uma nova maneira de promover espetáculos artísticos e incentivo à cultura local.

A proposta cultural foi lançada no dia 21 de janeiro. Já foram produzidos 15 espetáculos até o 9 de abril, quando foi realizada uma homenagem aos 99 anos da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Com amplo repertório e diversidade artística, as apresentações buscam cativar os mais diferentes gostos da comunidade rio-grandina, contemplando os vastos campos das artes da dança, teatro e da música.

Segundo a atual diretora do Teatro Municipal de Rio Grande, Alzira Paiva, o projeto veio como uma tentativa de suprir a lacuna deixada pela pandemia. No decorrer do período de isolamento necessário, os artistas rio-grandinos têm ficado sem locais para apresentação, enquanto o público não tem tido muitas opções de lazer, arte e cultura. Este projeto busca uma solução para ambos, começando por oferecer toda a infraestrutura para os artistas se apresentarem on-line, sejam eles de uma banda, uma peça teatral, ou um espetáculo de dança.

A diretora também expressou como existe o cuidado e o apreço pela preservação da experiência de estar em um teatro, através das cordialidades e o respeito com o artista e com o espetáculo, antes e durante uma apresentação.

Em meio a um período tão difícil e inquietante, o projeto reanima a esperança do público rio-grandino amante de cultura e reacende a chama da oportunidade para o cenário local. Toda a renda captada pelos ingressos vendidos on-line é distribuída ao artista. Este projeto nos presenteia com a bela oportunidade de apoiar e apreciar toda semana um espetáculo artístico diferenciado.

As apresentações da iniciativa #TeatroMunicipalAgora ocorrem regularmente as quintas-feiras, às 20h30min. São ofertados cerca de 300 ingressos por espetáculo, que são disponibilizados no site Sympla e as taxas de preço iniciam a partir dos R$15,00. No dia 6 de maio, acontece o espetáculo “Comédias, 20 anos de sucesso”, com a Cia Teatral Sobrinhos de Shakespeare. Para o dia 13 de maio, está programado o VI Festival Rap Conta o Frio.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments