Julie reinventa sua música nas redes sociais

Por Danieli Schiavon e Luíza Mattea

Cantora pelotense enfrenta cenário da pandemia com outras formas de interagir com seu público

Julie Schiavon gravou novo single no ano passado                  Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

“A arte não é uma escolha”, é esse lema que a cantora, compositora e dançarina, Julie Schiavon, adotou para a sua vida quando se trata da sua relação com a música. Em 2019, começou a construir uma rotina de shows e eventos periódicos, juntamente com a produção de novas canções. Mas com a chegada da pandemia, ela precisou se reinventar. E foi nesse momento que encontrou nas redes sociais um refúgio de interação, passando a se dedicar para a produção de conteúdo no Instagram.

Desde muito nova envolvida com a arte, a pelotense vê essa conexão como algo vital, que iniciou ainda na infância. “Foi exatamente esse sentimento de amor incondicional que sempre me ‘disse’ que meu propósito de vida era ser artista”, comenta. Julie canta desde os 11 anos, mas foi em 2017, aos 20, que começou a trabalhar profissionalmente com música e lançou seu primeiro single, “The Fear”, composto e interpretado por ela. A cantora atribui sua inspiração principalmente a artistas internacionais, visto que muitas de suas composições são em inglês.

Desde então a música representa para Julie muito mais do que um hobby. “Atualmente, a arte é meu trabalho de fato, eu dedico a maior parte do meu tempo em planejamentos e estudos, buscando sempre aprimorar o que eu puder”, define. A artista entende que o processo de estabelecer disciplina para definir algo que se ama como um compromisso é uma tarefa bastante difícil, pois se dedicar a isso exige mais foco, esforço e responsabilidade. “Sair da zona do ‘eu amo fazer isso’ para o ‘como fazer o que eu amo’ foi – e diariamente está sendo – um processo de muita aprendizagem, experiências e autoconhecimento”, complementa.

Por conta da pandemia, os shows e eventos previstos no calendário precisaram ser adiados. Porém, mesmo diante de diversas dificuldades, os artistas continuaram buscando novas formas de expressão, reformulando seus projetos. Para quem trabalha com a música, essa renovação surgiu por meios de lives, que substituíram as apresentações presenciais. Com o incentivo de amigos, a cantora pelotense decidiu enfrentar suas inseguranças e aceitar o novo desafio. “Desde a idealização da live até a realização, eu me aventurei bastante e estudei muito para conseguir propor minha arte da melhor forma possível e fiquei muito realizada”, conta.

Nem mesmo a pandemia foi motivo suficiente para que as produções da artista tivessem uma pausa. Para ela, compor sempre foi uma terapia, um espaço para relacionar o que sente na vida com as músicas. E em um cenário de isolamento, vivenciar a dor foi inevitável, principalmente para trazer mais verdade às canções. Assim, surgiu a necessidade de reinventar o rumo da produção, com o intuito de respeitar o momento que o mundo estava passando e, ao mesmo tempo, amenizar a situação com a magia proporcionada pela música.

Seu mais novo clipe, gravado em 2020, foi para a música “Mulher”, que fala sobre as angústias e desafios enfrentados pelas mulheres no dia a dia. A proposta inicial era contar com a participação de diferentes figuras, fortalecendo a representatividade. Mas para que a ideia fosse para o plano da ação, Julie precisou pensar em alternativas relevantes para o vídeo, sem envolver muitas pessoas. O resultado foi um trabalho interpretado inteiramente por ela, produzido de forma criativa e singular.

Shows da artista pelotense eram frequentes antes da pandemia                 Foto: Reprodução / Instagram

Para a divulgação, a artista apostou nas ferramentas disponíveis no Instagram. A partir daí, criou estratégias de engajamento com o público, que estava mais presente nas redes sociais. Por meio de fotos, stories e vídeos no reels – ferramenta de vídeo curtos, com efeitos sonoros e visuais, disponibilizada pela plataforma, passou a cultivar uma relação de proximidade com quem já a acompanhava e atraiu novos seguidores. Além de conteúdos como músicas e danças interpretadas por ela, Julie também compartilhou os bastidores da gravação, trazendo descontração e leveza ao perfil.

“Logo que a pandemia surgiu, o público estava muito atento e disposto a interagir com os conteúdos. O ano de 2020 foi o que mais cresci em termos de números e de conexões. Foi desafiador me expor mais e buscar superar minhas inseguranças para compartilhar meu amor pela música e minhas crenças, mas foi muito positiva e significativa toda essa construção”, ressalta.

Desde o lançamento do seu primeiro single, a evolução da cantora foi notória. Ao analisar sua trajetória até o momento, ela afirma enxergar sua arte com mais confiança e autonomia, percebendo cada mudança como um grande passo. Para ela, o mais importante são os caminhos traçados após os imprevistos, assim como as lições compreendidas diariamente. “Sempre busco enxergar os sinais de que meu caminho continua sendo esse e que eu devo seguir me esforçando para merecer as pequenas realizações que constituem meu sonho”, finaliza.

Visite a página no Instagram da cantora.

PRIMEIRA PÁGINA