Novo espaço cultural para Pelotas

Por Rafaela Rosa

A Casa de Música da Cidade será na Estação Férrea; local acolherá agenda plural

Uma parceria entre Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Grupo Guanabara renderá mais um espaço cultural à Pelotas: a Casa de Música da Cidade. Ela estará localizada em um dos galpões da antiga Estação Férrea e promete ter como principal característica a pluralidade. A princípio, no dia 14 de novembro, será lançada a marca do local, junto com uma campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal e, em seguida, a inauguração oficial.

A antiga Estação Férrea terá espaço para oficinas e apresentações (Foto: Marcel Ávila/Arquivo Prefeitura Municipal de Pelotas)

De acordo com o coordenador de Arte e Inclusão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, professor Fernando Igansi, a ideia do espaço surgiu com a necessidade da UFPel ampliar seus equipamentos culturais. “Consideramos novos espaços para a atuação de qualificação e execução de atividades culturais na área de música, levando em conta as parcerias com o setor organizado da sociedade”, completa, fazendo referência à Secult e ao Grupo Guanabara.

Para o local foi pensado instalar oficinas e ensaios de grupos, tanto os de música da Universidade quanto os da comunidade externa. “O espaço sediará os ensaios desses grupos, como por exemplo a Orquestra de Crianças do Ginásio do Areal e o Coral da Universidade”, exemplifica Igansi. Para ele, o resultado desses ensaios irá gerar produtos artísticos com a apresentação de um repertório de músicas qualificadas à comunidade, de maneira descentralizada. O espaço já foi requalificado e uma nova vistoria técnica está programada.

Depois desses procedimentos, a UFPel, a Secult e o Grupo Guanabara assinarão um termo de cooperação técnica, artística e cultural que será o instrumento institucional dessa parceria, ficando na responsabilidade da pasta municipal o agenciamento dos agentes de portaria e limpeza. Já o Guanabara ficará encarregado pelo empréstimo do espaço e a Universidade por administrar a agenda. Para a inauguração no dia 14 de novembro, está sendo planejada uma campanha de arrecadação de brinquedos chamada “Natal Solidário Casa de Música da Cidade”, que deverá distribuir os presentes no dia 20 de dezembro. “A comunidade ganha um espaço cultural para desenvolver atividades voltadas à qualificação da música e a cidade ganha a possibilidade de interação com as futuras oficinas”, destaca o
docente, orgulhoso.

Para o Secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna, a Casa de Música da Cidade será um importante equipamento para convidar a sociedade a se reencontrar no pós-pandemia. “Ao mesmo tempo que oferece arte e educação para a comunidade, oferece aos agentes culturais um espaço de ensaio e apresentações”, destaca. Além disso, ele acredita que a parceria entre a empresa Guanabara, UFPel e a Prefeitura é frutífera e um importante movimento de descentralização do fazer cultural. O supervisor de marketing do Guanabara, Luciano Canteiro conta que para o grupo é uma grande satisfação poder fazer parte de uma parceria que envolve a UFPel e a Prefeitura. “A responsabilidade social é um dos valores que são continuamente desenvolvidos internamente com nossos colaboradores e entendemos que poder contribuir para a sociedade de Pelotas, com a criação de um projeto tão bacana como vai ser a Casa da Música, é mais uma oportunidade de materializar esse importante pilar da empresa”, ressalta.

Espaço está sendo organizado com um ponto descentralizado para atividades culturais (Foto: Carlos Queiroz)

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS: