Danças urbanas movimentam Pelotas

Binho Gimenez

     A Princesa do Sul é conhecida como uma cidade universitária, devido à quantidade de faculdades que coexistem em Satolep. Impulsionada pelo público jovem, a arte tem ganhado espaço e colorido aos poucos as ruas e palcos na cidade. Quem tem conquistado grande visibilidade no cenário artístico local é o grupo de danças urbana Rua em Cena (REC).

O grupo surgiu em 20 de agosto de 2014, criado por Taison Furtado, Tiago Meireles e Tauana Oxley. A principal motivação que levou ao seu surgimento era a carência que Pelotas encontrava no espaço das danças urbanas. Isso por que, na época, completava quatro anos do encerramento do grupo Piratas de Rua, uma referência no Brasil

O grupo destaca-se pela critica muito bem desenvolvida em seus trabalhos. Durante a criação dos espetáculos, é feita uma intensa pesquisa quanto a símbolos, para que o público seja atingido sensivelmente e compreenda a encenação. As coreografias são relacionadas com acontecimentos da vida cotidiana, fortalecendo a conexão do grupo com os espectadores.
O primeiro trabalho apresentado pela REC se chama Defenda sua Palavra, que se trata de um manifesto com proposta que vem de encontro com o momento que o Brasil vivia, durante as manifestações de 2014. Em 2015, o grupo participou do Festival de Dança, em Bagé, e obteve o segundo lugar na modalidade conjunto.

O segundo trabalho da companhia se chama Relógio de Areia, realizado em 2016. A obra de 25 minutos de duração contava com um elenco de 11 pessoas. O último grande trabalho do grupo se chama Lutas e Lutos. A obra artística discute a violência, tendo em vista o grande número de assaltos que ocorrem na cidade e a negligência do poder público. Como enfatiza Taison Furtado, é uma realidade vivida por todos os integrantes do grupo. O espetáculo conta com participação da parte produção musical de DJ micha, e, na abertura, de Afro-X (ex-integrante do grupo de rap 509-E).

O ano de 2017 foi um ano de ampliação do elenco da companhia, pois marca a criação de um elenco de hip-hop dance e break dance. O elenco de Break dance conquistou o primeiro lugar na categoria duo adulto no Festival de Dança de Arroio Grande.

Projeto Aula Aberta

Oficina que ocorreu no segundo semestre de 2017       Foto: Binho Gimenes

A companhia surgiu em uma oficina artística no dia 20 de setembro de 2014. O projeto, como o nome já sugere, trata-se de uma aula aberta de danças urbanas, realizada periodicamente, promovendo o gênero a todos que têm desejo de praticar o estilo, independente da experiência na área. O grupo também busca novos integrantes durante as aulas, tendo em vista que, muitas vezes, a pessoa tem potencial, mas não tem a técnica.

Atualmente, o projeto conta com participação de DJs, proporcionando um espaço sonoro semelhante ao dos espetáculos das danças urbanas. Os Disc Jockeys participam para ambientar e projetar um clima que transcende a dança tradicional, promovendo sensações que inserem os participantes em diversas atmosferas.

A próxima aula acontece dia 18 de março na Rua em Cena Companhia de Dança.(Rua Quinze de Novembro 755, das 15h às 18h30min)

 

Aula aberta trouxe muita gente  na segunda parte do ano passado                 Foto: Binho Gimenes

O que esperar de 2018?

Em entrevista com o criador e responsável pela companhia, Taison Furtado, além da participação em festivais de dança, foi revelado que 2018 será um ano de ampliação dos elencos, visando o desejo da grupo em desenvolver mais técnicas, tornando a companhia o mais plural possível em termos estéticos.

 

O elenco atual conta com:

Espetáculo Relógio de Areia                     Foto: Divulgação

Marlom Costa
Julie Schiavon
Taison Furtado
Tavani Paiva
Renan Severo
Lucas Falcão
Bruno Quadros
Deivid Garcia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments