Cultura abre horizontes para APAE

Ensaio da Invernada “Bem Querer”  em Jaguarão        Foto: Rafael Techera

Rafael Techera

Além do entretenimento, a arte também pode ser utilizada na educação. Filmes, músicas, pinturas e livros podem ser de grande ajuda no dia a dia das salas de aulas das escolas brasileiras. Principalmente no aprendizado de crianças especiais, como por exemplo nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs ) espalhadas pelo Brasil.

No instituto localizado na cidade de Jaguarão, são realizadas algumas atividades artísticas com seus alunos. Na maioria das vezes, relacionadas à música, como a banda do colégio e a Invernada, em que os estudantes também conhecem mais sobre a cultura de nosso estado.

Seja como filmes de super-heróis, músicas lúdicas ou mesmo meter a mão na massa com pinturas em papel, a arte é de suma importância no aprendizado especial infantil. Porém, como um instituto sem fins lucrativos, a APAE sofre muito com a disponibilidade de oportunidades de inserção de seus alunos em eventos culturais. Esses acabam restritos a alguns momentos durante o ano.

Atividades musicais: uniforme da banda da instituição    Foto: Rafael Techera

‘’Infelizmente, a cultura fica, na maioria das vezes, ligada às datas comemorativas, são raras as exceções em que se criam projetos pedagógicos para incentivar os alunos a vivenciar e conhecer os diferentes tipos de expressões culturais’’, comenta Vanessa Alaniz, professora da APAE Jaguarão.

Apesar das diversidades, a questão da arte ainda é muito usada para discutir assuntos importantes com as crianças. Questões que abordam a diversidade são tratadas de uma forma muito mais leve e didática, fornecendo um melhor entendimento para os alunos.

’Vamos abordando o assunto junto com respeito às diferenças de gênero, raça, religião e comportamentos sociais. A arte é um mundo muito amplo e proporciona a união da nossa racionalidade com a emoção. Intensifica a sensibilidade, transformando nossa identidade. Com uma linguagem própria, torna-se relevante para a socialização e beneficia a retenção multissensorial da aprendizagem humana,’diz Márcia Cassales, professora da APAE Jaguarão.

A arte é de suma importância para a vida humana, e na educação ainda mais. Apesar das adversidades, as APAEs desempenham um papel fundamental no aprendizado de jovens com necessidades especiais, formando uma comunidade muito mais consciente e inclusiva.

Conheça a APAE de sua cidade, ajude.

PRIMEIRA PÁGINA