Música homenageia Rio Grande há mais de 20 anos

Luís Mauro Vianna criou a canção que virou um hino da cidade papareia

Brenda da Silva Vieira

     A música “Lírica Poesia Para Uma Pequena Sereia” de Luís Mauro Vianna, com melodia de Gilberto Oliveira, é quase um hino para Rio Grande. Sua letra carrega a suavidade do mar que cerca a cidade papareia e traz o clima das águas para o imaginário de quem ouve.

Criada entre 1993 e 1995, estreou como uma das letras concorrentes ao Festival do Litoral do Rio Grande no Sul na época. Ganhou a etapa de São José do Norte, e, logo após, conquistou a etapa regional em São Lourenço do Sul. Já no Festival Canta Rio Grande, a música ganhou “Melhor Tema da Canção Litorânea”, obtendo notoriedade na cidade.

INSPIRAÇÃO

Foi na beira da Praia do Cassino que o compositor Luís Mauro Vianna se inspirou para compor. “Tal qual a uma garota de Ipanema, eu vi passando uma linda menina morena. Eu fiz a letra pensando nessa menina. Mas, também, pensando na cidade de Rio Grande. Como se fosse uma garota de Ipanema do Rio Grande. Então, a inspiração é a menina e a cidade. Ela foi feita falando sobre a cidade e todos seus aspectos”, relata o compositor.

RECONHECIMENTO

Gilberto e Luís afirmam que a repercussão da música foi sempre muito boa. Depois de passar pelos festivais fora de Rio Grande, a canção chegou grandiosa à cidade homenageada. “Fez todo o público que estava presente no ginásio Farydo Salomão se apaixonar pela canção”, relembra Vianna, que conta que ele e Gilberto não imaginavam o que a canção se tornaria: “Ela em si é uma canção que toca o coração dos rio-grandinos. Eu e o Gilberto não presumimos que isso fosse acontecer, mas algumas pessoas falam que é o hino sentimental da cidade. Ficamos lisonjeados por isso”.

O multi-instrumentalista Gilberto Oliveira já levou a música brasileira para diversos países do mundo como Uruguai, Cuba e Canadá. Ao participar do Festival de Jazz de Montreal, evidenciou que teve a honra de levar o nome da cidade em suas apresentações: “Eu tenho orgulho de dizer que sou rio-grandino. Sempre que eu toco fora da minha cidade eu procuro tocar essa música, é quase como contar de onde venho”, finaliza o músico.

Gilberto Oliveira já levou a música brasileira para diversos países do mundo

Lírica Poesia Para Uma Pequena Sereia
Luís Mauro Vianna/ Gilberto Oliveira

Noiva do mar
Beleza sem fim
Pequena sereia
Pedaço de mim

As ondas me dizem
Que vou te encontrar

O meu navio
Navega no teu coração
Marés que vem, marés que vão
O meu amor canto por ti

Me sinto tão só
A te procurar
As ondas me dizem
Que vou te encontrar

O meu navio
Navega no teu coração
Marés que vem, marés que vão
O meu amor canto por ti
Para te encontrar
Meu doce lar
Meu litoral

O canto do mar
O encanto do sol
Sereia das lendas
Louca imensidão

Pureza do ar
Do meu coração
Corrente segura
Pra navegar

O meu navio
Nas águas do teu coração
Marés que vem, marés que vão
O meu amor canto por ti
Para te encontrar
Meu doce lar
Meu litoral

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments