Junho Socioambiental promove cultura ecológica

Jessica Correa Pereira

Houve participação intensa da comunidade nas atividades ambientais e artísticas em Rio Grande

No sábado, dia 10 de junho, aconteceu em Rio Grande o encerramento das ações da quarta edição do Junho Socioambiental. Promovido pela Secretaria de Município do Meio Ambiente – SMMA/PMRG, o evento busca integrar educação ambiental e cultura com a comunidade durante o mês do Meio Ambiente.

Neste ano as ações foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelly Pereira Esmeraldo, localizada no bairro Cidade de Águeda, sendo uma das propostas para esta edição a descentralização dos eventos municipais. Para o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Morrone, foi positivo realizar esta edição do Junho Socioambiental num bairro afastado do Centro, pois houve uma participação ativa da comunidade em geral desde o planejamento das atividades realizadas em conjunto com organização escolar até o encerramento.

Durante a tarde de sol a comunidade pode aproveitar o trabalho musical do Dj MaGreen enquanto apreciava a “Passarela da Moda do Reciclado” da estilista Maria de Fátima e a coreografia “Hip Hop Não Tem Idade” do Grupo Maturidade em Ação, do Núcleo de Iniciação Esportiva da Secretaria de Município da Educação – SMEd.

Para garantir a diversão da criançada, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (SESC-RS) disponibilizou para o evento os brinquedos infláveis e o Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade – SMMUA integrou as atividades com a Escolinha de Trânsito.

A novidade na edição também foi o 1º Festival de Rap Ambiental, uma oportunidade para os estudantes com o apoio dos professores experimentarem a criação musical e se apresentarem para o público. A estudante do quinto ano, Yasmim Pereira, trouxe em sua letra de rap o receio pelas ações predatórias provocadas pelo homem ao meio ambiente “O que é? Desmatamento e queimadas / Destrói a natureza sem nenhuma piedade / Poluindo os mares destruindo o meu mundo”. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Morrone, o festival proporcionou “reflexões ambientais de extrema importância e relevância, interagindo com a educação ambiental e as atividades culturais”. Todos os inscritos no festival concorreram no sorteio de brindes realizado pela SMMA com o apoio da Sagres Rio Grande.

Na semana do evento ocorreram palestras para os estudantes da escola, como “A Importância da Árvore” que resultou na conscientização ambiental através do diálogo e no plantio de mudas de árvores na área escolar na tarde de encerramento. Também foram oportunizadas oficinas de confecção de caminhas para cães e gatos com materiais reciclados, de cascos de tartaruga com papel e de Arte com Sucata.

Somando com as ações o “Castramóvel”, Unidade Móvel de Esterilização Cirúrgica da Coordenadoria Municipal de Defesa do Direitos Animais – CMDDA, está localizado neste mês na escola para atender os animais levados por responsáveis que são moradores do bairro.

O Junho Socioambiental 2017 também contou com o apoio das Secretarias de Município da Cidadania e Assistência Social – SMCAS, da Saúde – SMS, da Cultura – SMCult, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – CMPM e da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN.

A receptividade do público durante a ação realizada fez com que, além das atividades propostas, integrassem espontaneamente a promoção do meio ambiente através de ações culturais com a comunidade.

A Escola Municipal Zelly Pereira Esmeraldo sediou o evento no bairro Cidade de Águeda

PRIMEIRA PÁGINA