Espetáculo no Mercado

Grupo Vc Sabe Quem apresenta peça segunda-feira com entrada franca –

Reportagem de Mariana Florencio –

Na próxima segunda, dia 26 de junho, a companhia de teatro Vc Sabe Quem apresenta sua peça Dona Frida no encerramento da primeira temporada do Sete ao Entardecer 2017. A história vai acompanhar a viúva Dona Frida, que vai ter seu mundo virado de cabeça para baixo com a chegada da filha e seu amante em sua casa. A performance vai ocorrer no pátio 1 do Mercado Central de Pelotas às 19h, com entrada franca.

O Sete ao Entardecer é um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas (Secult) semestralmente, que tem o objetivo de fomentar a produção artística, destacando e fortalecendo a cultural local. Assim, em março desse ano, foi aberto o edital do projeto, que contemplou doze projetos artísticos de música, dança e teatro.

A companhia de teatro Vc Sabe Quem teve um dos seus projetos escolhidos pela secretaria, e não foi por acaso que escolheu a peça Dona Frida para concorrer no edital. O espetáculo teve sua estreia em junho do ano passado no Procultura, programa também realizado pela Secult, pelo qual foi contemplado com uma temporada de oito apresentações teatrais realizadas na Biblioteca Pública Pelotense. “O espetáculo foi, além de muito bem recebido pela sociedade, de imensa satisfação de ser produzido. Decidimos por inscrever ele neste edital por acreditar na capacidade da mesma e para podermos apresentar uma outra vez pela Secult a peça,” disse Diego Carvalho, um dos integrantes do grupo.

Em relação ao preparado para esta apresentação, o grupo diz que já estava com ensaios marcados e estrutura pronta, pois pretendem levar a montagem para outros festivais de teatro do Estado ao longo deste ano. E a oportunidade de se apresentar no Sete ao Entardecer é uma ótima chance para o grupo trazer mais visibilidade para a peça e a companhia.

E o que se esperar da Dona Frida? Acima de tudo, muita diversão! Diego relatou: “a peça é uma grande tragicomédia melodramática, cheia de situações que, ainda absurdas, são próximas as nossas, provocando o riso e identificação com o público. No enredo encontramos comédia, briga, vingança, muitas reviravoltas dignas de ‘uma radionovela francesa’, citando Pierre, um dos personagens”.

O grupo está na ativa desde julho de 2013. Surgiu do desejo dos atores pelotenses em formar na cidade uma escola de espectadores. Atualmente ele é composto por nove membros, que se dividem em produzir, atuar, dirigir e construir peças, além de ministrar diversas oficinas de teatro na cidade. Quem quiser conferir mais sobre a peça Dona Frida, e outros trabalhos, pode acompanhar sua página do Facebook ( em que o grupo posta todas as informações.

PRIMEIRA PÁGINA