Moda a serviço da cultura

Reportagem de Endrio Chaves, Silvia Camargo e Wagner Leitzke –

3 Monkeys é uma família que investe na produção criativa de camisetas –

Os serigrafistas em ação em uma das edições no Sofá na Rua

Quem pensa que trabalhar em família não é sempre um bom caminho a se tomar na vida profissional é porque não conhece a 3 Monkeys – Serigrafia de Rua. A iniciativa dos irmãos Atila e Ítalo Rodrigues, com a ideia que surgiu de seu pai, põe em prática o que os irmãos pelotenses mais gostam de fazer: serigrafar. O trabalho é comercializado em diversas partes da cidade e em eventos como o Sofá de Rua.

Poesia e filosofia nas palavras impressas em camisetas

Estampar camisetas com frases que inspiram e nos fazem refletir, deixou de ser um passatempo e tornou-se um negócio. Eles contam que precisaram se adaptar ao mercado para iniciar o projeto: “Essa ideia de levar a serigrafia para rua surgiu com o meu pai, mas de uma maneira um pouco diferente, tipo uma serigrafia truck. Como seria um alto investimento, acabou não saindo. Depois de algum tempo, vendo que a cena cultural em Pelotas estava crescendo bastante e recebendo de braços abertos empresas que valorizam o artesanal e o sustentável, a gente resolveu, de uma forma mais simples, colocar em prática o nosso sonho,” contam os irmãos.

Desde o surgimento da 3 Monkeys, vários eventos culturais de Pelotas ganharam um atrativo a mais: “A gente atua em eventos de rua de todos os tipos, como os de food truck, de carros rebaixados, o Piquenique Cultural e o Sofá na Rua”, relata a dupla.

Sem dúvida nenhuma, o que mais chama atenção na arte dos rapazes, são as frases serigrafadas nas camisetas, que falam de amor, respeito, igualdade, entre outras mensagens. “A ideia de levar a nossas estampas para a rua é fazer a galera refletir um pouco sobre as coisas mais simples, valorizar mais a vida, não se apegar só em bens materiais e ser mais paciencioso. Levar uma visão diferente dessa parte financeira.”

A estudante Camila Sebaje agora tem estampada em sua camiseta, o orgulho de seus cachos

Através das mensagens estampadas nas camisetas, a 3 Monkeys passou a atrair seus clientes, como a estudante de enfermagem, Camila Sebaje: “É importante se sentir representada. Nunca abri mão de meus cachos, mesmo tendo vivido em um período em que somente o cabelo liso era considerado bonito. Hoje essa ideia ainda persiste, mas está havendo uma mudança ainda pequena no pensamento das pessoas. Por meio da minha camiseta eu consigo transmitir essa ideia. São frases que dizem coisas que pensamos e queremos dizer constantemente. A camiseta que agora eu visto, me representa, e isso me chamou atenção no trabalho deles,” conta a estudante.

Com a 3 Monkeys, o cenário cultural pelotense passa a ganhar muito além de uma marca de camisetas, pois leva um conceito oposto ao da indústria da moda, pregando um consumo mais sustentável, priorizando relações de afeto e favorecendo relações igualitárias.

PRIMEIRA PÁGINA