Mundo Moinho estimula arte

Reportagem de Sara Carulina Silva da Rosa  e Nicole Mendizabal Collares – 

Casa de Artes promove produção e circulação das artes em Rio Grande – 

A produtora artística fica na rua General Câmara 435 e é coordenada pelos irmãos Andréia e Bruno Pires

 

A casa de artes Mundo Moinho surgiu da mente de dois jovens irmãos rio-grandinos: Andréia Pires e Bruno Pires. O impulso inicial aconteceu em 2010, quando foi formado o Coletivo Fita Amarela, que juntava cerca de 10 colaboradores, entre escritores e músicos da cidade. Com o objetivo de difundir e incentivar a cultura artística, eles reuniam-se mensalmente e de forma gratuita para fomentar a produção artística na região.

Com o sucesso do Coletivo, veio o desejo de expandi-lo e profissionalizá-lo. Bruno, que é produtor fonográfico e Andréia, que é jornalista, professora e escritora, agarraram-se ao desejo de colaborar com a cena cultural na cidade, e então surgiu a Produtora Artística Mundo Moinho, que hoje fica na rua General Câmara 435, bairro Centro de Rio Grande. Tudo começou juntando música e literatura em 2012. O primeiro projeto debaixo do “guarda-chuva Mundo Moinho”, o “Invitro – Laboratório de Escrita Criativa”, reuniu escritores para o compartilhamento de suas vivências artísticas, a discussão de processos criativos e a elaboração de novas obras. Mas a música não ficou esquecida em meio à literatura e teve seu espaço dentro deste guarda-chuva, inicialmente em um pequeno lugar com um palco e algumas cadeiras, onde os artistas podiam apresentar seus trabalhos. Ao longo dos anos ganhou proporções maiores devido ao sucesso da produtora.

Ainda debaixo do “guarda-chuva Mundo Moinho”, há mais dois projetos fixos: a “Caule: estamparia experimental”, que é dedicada a trabalhos com estamparia artesanal; e a Concha, que é a editora da Mundo Moinho, tendo foco na literatura contemporânea. Além da continuação dos projetos Invitro, Caule e Concha, ocorrem as atividades do estúdio de gravação e produção musical.

Com a pareceria do Cine Dunas e da Co.place, a Mundo Moinho também organiza feiras de rua, nas quais acontecem exposição de materiais de artistas locais, como pinturas e fotografias, assim contribuindo para que haja uma maior circulação da arte.

Atualmente localizada na Co.place Coworking, em Rio Grande, a Mundo Moinho também promove e produz cursos como de encadernação, escrita criativa e criação de personagens literários. Trabalhando com a comunidade e estimulando a elaboração, a circulação e o alcance de todos à arte na cidade de Rio Grande, a Mundo Moinho contribui cada vez mais para a fomentação do cenário cultural da cidade.

Para entrar em contato com a Produtora Artística acesse o site.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS 

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: