Dia da Paz é celebrado

Reportagem de Naiara Khastasmókia –

Secretaria de Justiça Social e Segurança promoveu evento –

As escolas municipais prestigiaram o acontecimento cultural

Pelotas celebrou o Dia Internacional da Paz no dia 21 de setembro. A data oficial foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a cidade, para comemorar, convidou atrações culturais para agregar no encontro. A coordenadoria de Ações Inclusivas da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), em parceria com o Comitê da Diversidade Religiosa, resolveram realizar o evento na praça Cipriano Barcelos, onde está instalado o Monumento Municipal Cultura da Paz.

A atividade contou com a apresentação do Musical Cerenepe, da banda das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), do Núcleo Habitacional Getúlio Vargas e Frederico Ozanan e do Coral Escola Louis Braille, que foi acompanhado pelo músico Solon Silva.

O secretário da Secretaria de Justiça Social e Segurança, Luiz Eduardo Longaray, afirmou que “a data serve para reflexão sobre as formas que nos ajudam a conviver com mais tolerância e harmonia nas relações humanas”. O representante do Comitê da Diversidade Religiosa, reverendo Ramacés, convocou os interessados para a assembleia geral da categoria, que acontecerá no dia 16 de novembro, às 9h, no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), na Praça 20 de Setembro, 366.

O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Giorgio Ronna; do diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral; do secretário da Smed, José Francisco Madruga da Conceição; do presidente do Conselho do Idoso, Jaime Roberto Bendjouya; do representante da UCPel, Roni Quevedo; de servidores municipais e pessoas da comunidade pelotense.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou em 30 de novembro de 1981 que, a partir daquele ano, o dia 21 de setembro seria celebrado como o Dia Internacional da Paz, uma data de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam ações a seu favor.

Evento que valoriza todos os esforços pela paz ocorreu na praça Cipriano Barcelos no dia 21 de setembro

PÁGINA INICIAL