Arte ocupa espaços públicos

 

Reportagem de Julia Mello dos Santos e Karen Costa Krüger –

Piquenique Cultural e Piquenique ao Luar são chances de curtir a cidade –

Evento cultural é momento de confraternização com várias manifestações culturais

Piquenique ao Luar  confraterniza com várias manifestações culturais

 

No dia 16 de setembro, depois de um ano suspenso devido às obras da Praça Coronel Pedro Osório e em comemoração à chegada da primavera, ocorreu o Piquenique ao Luar, uma variação do já consolidado Piquenique Cultural. O evento ocorre em noites de Lua Cheia com a finalidade de aproximar a comunidade pelotense de seu espaço público à noite.

Idealizado por Aline Maciel e Pedro Silveira, o Piquenique Cultural surgiu em outubro de 2010, após o fechamento da Casa do Joquim, motivado pela necessidade de espaços alternativos em Pelotas, como uma oportunidade de que diversas manifestações artísticas pudessem conviver. Na época, relata Aline, os únicos eventos de rua eram os organizados pela Prefeitura. Surgiu então a ideia de se fazer um evento nas praças, aberto ao público em geral, para aproximar a comunidade da arte, promover a confraternização, bem como valorizar os espaços públicos da cidade.

A primeira edição do Piquenique Cultural ocorreu em 9 de outubro de 2010, na Praça Coronel Pedro Osório. Nas edições posteriores, se fortaleceu a questão de ocupação dos espaços públicos, a medida que o Piquenique passou a circular por outras praças de Pelotas.

A fundadora ressalta que “as pessoas passam a olhar para os espaços públicos de outra forma”. Aline explica: “A nossa ideia é a valorização desses lugares através da arte, da cultura, do compartilhamento de saberes, de fazeres. Queremos que as pessoas possam mostrar produções de uma forma mais livre, menos comercial”. O evento é construído voluntariamente, tanto pela organização, quanto pelos expositores e artistas que ali se apresentam.

As principais finalidades do Piquenique são a valorização do espaço público através da arte, o diálogo e o convívio com as diferenças. A economia criativa e as exposições culturais também são estimuladas. Aline conta que o público do evento é muito diverso, sendo constituído de pessoas com identidades culturais, sociais e econômicas diferentes.

O Piquenique ao Luar se faz ainda mais importante pelo simples fato de que estimula e encoraja a comunidade a aproveitar e valorizar os espaços públicos e históricos da cidade durante a noite. Durante o evento, a Guarda Municipal se faz presente oportunizando uma maior sensação de segurança. Iluminados pela Lua Cheia e pela praça iluminada, pessoas de todas as idades se reúnem para conversar, comer e relaxar: um legítimo piquenique.

As duas edições do Piquenique não possuem datas regulares de realização, mas você pode acompanhar a página do Piquenique Cultural no Facebook para estar sempre por dentro de quando será a próxima edição.

PÁGINA INICIAL

COMENTÁRIOS

Comments

comments