Paixão pelas tradições lusitanas

– Reportagem de Manuela Soares –

Rio-grandina realiza trabalho social ensinando cultura portuguesa –

Anna Dias Lucia Morrison é rio-grandina, graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e neta de portugueses, fato que a fez aprender muitas das tradições típicas lusitanas, tais como a arte, gastronomia, artesanato, música e a religião.

 

Anna Morrison lançou o seu primeiro livro, A Ilha dos Três Antônios, em 2003 Fotos: Manuela Soares

Anna Morrison lançou seu primeiro livro, A Ilha dos Três Antônios, em 2003, na cidade portuguesa de Águeda                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Fotos: Manuela Soares

 

Após seu casamento, que ocorreu aos seus 20 anos de idade, Anna mantinha sua dedicação apenas aos assuntos do lar. Com uma vida tranquila, treinava canto e realizava apresentações culturais em clubes, apresentando fados. Usava considerável parte de seu tempo para cozinhar pratos tradicionais da culinária portuguesa. Mas a tranquilidade não durou muito tempo, após sentir uma série de sintomas, Anna foi diagnosticada com câncer de mama.

Edição da revista Décima Ilha Açoriana

Edição da revista Décima Ilha Açoriana

 A doença fez com que Anna fizesse sessões de quimioterapia semanalmente em Porto Alegre. Um dia, quando estava retornando de uma de suas sessões, pediu a Deus que se sobrevivesse iria dedicar parte de sua vida a ajudar os outros. Lendo uma edição do jornal Zero Hora, Anna observou uma reportagem da jornalista, Angela Bastos, sobre os costumes praticados na semana santa na Ilha dos Marinheiros, localizada em Rio Grande. Este momento foi marcante em sua vida, pois foi com isso que Anna, no ano de 1993, iniciou um trabalho social e cultural na Ilha dos Marinheiros.

O trabalho iniciou com a realização de entrevistas com todas as famílias que residem na Ilha dos Marinheiros, no propósito de realizar um resgate dos costumes deixados pelas famílias portuguesas naquela localidade. A entrevistada explica que “muito do que foi deixado na Ilha é típico da cultura portuguesa, alguns exemplos disso seriam as capelas, arcos de romaria, graspa e a gastronomia típica”. Este trabalho deu origem ao primeiro livro de Anna, “A ilha dos três Antônios”, editado e publicado pela gráfica Artipol – Artes tipográficas de Águeda, Portugal, no ano de 2003.

O lançamento do livro foi incentivado pelo governo português e, atualmente, Anna tem mais dois livros sobre cultura que também foram encaminhados a Portugal para serem publicados. São os títulos “Alma Lusa” e “Jogos e brincadeiras da cultura portuguesa”. Com a produção de textos sobre cultura portuguesa para seus livros, Anna também passou a ser uma das colaboradoras da revista Décima Ilha Açoriana, produzida pelo Instituto Cultural Português, de Porto Alegre.

Anna no seminário “Atividades associativas, desafios e sugestões no associativismo da diáspora” como diretora cultural do Centro Português Rio Grande no Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes do Cone Sul, que aconteceu na Casa de Portugal de Porto Alegre.

Anna esteve no Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-Descentes do Cone Sul,  como diretora cultural do Centro Português Rio Grande,  na capital

Além da escrita, Anna criou um projeto social na qual ela realiza aulas de cultura portuguesa nas escolas Dolores Garcia e Renascer de Rio Grande. Nas aulas, leva artigos portugueses para as crianças conhecerem, explica a questão da colonização portuguesa no município e ainda mostra a importância das origens e o quanto elas interferem em nossas vidas. Após diversos professores terem conhecimento sobre seu trabalho, Anna foi convidada a realizar uma aula especial na Escola Álvares de Azevedo, que atende apenas estudantes cegos. Na aula levou trajes típicos da região portuguesa do Minho para que os alunos pudessem tocar e sentir o relevo das costuras nos tecidos e ter a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre esta cultura.

Outro trabalho social e cultural que Anna realiza em benefício da comunidade é a realização de oficinas que mostram como podem ser de confeccionadas Marafonas, bonecas típicas, originárias da região portuguesa do Alentejo, que são realizadas a partir de práticas utilizadas por artesãs portuguesas. Nestas oficinas, Anna sempre salienta que “portuguesas confeccionavam estas bonecas para celebrar a fertilidade e a felicidade conjugal e que a tradição também advém da festividade das cruzes, que é realizada em Portugal no dia 3 de maio”. As oficinas já foram efetuadas em Encontros das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul, no clube Centro Português Rio Grande e em parceria com a Secretaria de Cultura de Rio Grande, com o intuito de ensinar práticas artesãs da cultura portuguesa e mostrar o artesanato como uma fonte alternativa de geração de renda.

Em relação ao incentivo financeiro para desenvolver seus trabalhos, Anna conta que sempre foi em busca, mas que “é muito difícil e na maioria das vezes não teve êxito em suas tentativas, mas se mantém perseverante e não desiste”.

Sobre a questão política, acredita que “o Estado necessita incentivar a profissionalização da cultura” e conta que sua grande inspiração é o prefeito da cidade portuguesa Águeda, Gil Nadais, que “tem uma proposta diferenciada, mostrando a arte e cultura portuguesa por todos os lados da cidade, motivando o turismo e o desenvolvimento econômico”.

Anna participando do lançamento da revista “Viva mais Cultura” da Secretaria de Cultura de Rio Grande, ao seu lado o prefeito de Águeda, Gil Nadais

Anna participou do lançamento da revista Viva mais Cultura, da Secretaria de Cultura de Rio Grande, ao seu lado o prefeito de Águeda, Gil Nadais

No ano de 2016, Anna continua com todos os seus projetos em andamento e permanece trabalhando voluntariamente para a valorização e o aprendizado da cultura em Rio Grande contabilizando 33 anos de trabalho com a disseminação de conhecimentos e pesquisa sobre a cultura portuguesa. Em seu mais novo projeto, Anna trabalha com os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela e Farroupilha mostrando as contribuições fornecidas pela cultura portuguesa para a criação da cultura gaúcha, a semelhança entre as danças, costumes e trajes.

Uma frase que a entrevistada deixa de incentivo para as pessoas que também trabalham com cultura é “o trabalho é bem difícil, mas vale muito a pena, pois isso é o que deixamos para contribuir com o conhecimento das futuras gerações”.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments