Orquestra prima pelo repertório

– Reportagem de Rafael Duval Pinto –

Grupo de Teutônia fez apresentação dia 7 de maio no aniversário da APUFPel –

A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Associação dos Aposentados e Pensionistas da UFPel (APUFpel) comemorou o seu aniversário de 21 anos no dia 7 de maio. O evento foi realizado no Clube Diamantinos. Centenas de pessoas, entre elas, associados, familiares e não sócios prestigiaram a celebração, que teve como principal atração a Orquestra de Teutônia, lotando as dependências do local. Nesta noite, programada para grandes emoções, também foram vistas as coreografias do grupo de dança da APUFpel, entre outras apresentações. Após o jantar, iniciou o show mais esperado da noite, sob o comando do maestro Astor Jair Dalferth. Os músicos começaram cantando o “Parabéns para Você”, com a participação do público, que continuou a vibrar com o repertório diversificado.

Sob o comando do maestro Astor Jair Dalferth a Orquestra inclui no seu repertório música popular, jazz, rock e pop rock.

Sob comando do maestro Astor Jair Dalferth, Orquestra tem no repertório música popular, jazz, rock e pop rock

A Orquestra de Teutônia, como o nome diz, nasceu como uma conjunto municipal, que remete a denominação da cidade natal. Criada em 1983, logo após a emancipação político-administrativa de Teutônia, contou inicialmente com 13 músicos, que se encontravam semanalmente, sob a coordenação do professor Airton Grave. Tinha como função principal levar a música instrumental para festas comunitárias e outros eventos socioculturais.

O maestro Astor Jair Dalferth é músico, compositor e arranjador. Possui graduação em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Rege a orquestra desde 1989. A ideia de formar o grupo nasceu através de um sonho pessoal, compartilhado por todos os integrantes. Sendo uma pessoa motivadora, disciplinada e inovadora, o maestro foi um dos responsáveis diretos pela introdução de coreografias nas orquestras onde trabalha, pois, segundo sua visão, “a música popular é movimento, é fazer música para todos os sentidos do ser humano”.

Na sua primeira formação, em 1983, a Orquestra contava com somente 13 integrantes

Na sua primeira formação, a Orquestra contava com somente 13 integrantes

Inspirada nas grandes orquestras de Glenn Miller, Ray Conniff, James Last e Perez Prado, tem um grande diferencial: o balanço brasileiro que proporciona um espetáculo diferenciado, moderno e inovador. Com uma apresentação que dura aproximadamente 90 minutos, inclui no seu repertório música popular, jazz, rock e pop rock. Com o passar dos anos esse destaque fez com que a orquestra deixasse um pouco sua cidade para tocar em outras partes do Estado, do País e do mundo.

Atualmente, o conjunto conta com 24 músicos, todos profissionais, mais da metade com formação universitária em Música. O grupo é distribuído em naipes (saxofone, trompetes, trombones, teclados, guitarra, baixo elétrico, bateria, percussão e vocais).   A idade dos integrantes está entre 24 a 58 anos. A Orquestra de Teutônia é conhecida no sul do Brasil pelo seu repertório sempre atualizado, pela vibração, energia e balanço impostos pelos instrumentistas, que fazem o público vibrar, dançar e se emocionar. Segundo o maestro, quando surge uma vaga, é feito um processo seletivo, no qual há treinamentos que duram três meses, compostos de ensaios intensos, para depois ser feita uma avaliação para saber se a pessoa está apta para entrar na Orquestra.

Devido a toda sua versatilidade, a Orquestra foi premiada em várias ocasiões, sendo os dois prêmios mais importantes, os conquistados na Europa, em 1997 e 2000, no festival internacional da cidade alemã de Grimma. Foi destacada em 1997 na categoria Orquestras de Sopro, concorrendo com mais de 25 grupos europeus. A sua participação ocorreu graças à parceria com o MINC (Ministério da Cultura), que concedeu 12 passagens aéreas. Em 2000, participou do 4º Festival Internacional de Música de Grimma, na categoria Orquestras Estrangeiras, quando mais uma vez conquistou o primeiro lugar, concorrendo com orquestras do Japão, Iugoslávia, Hungria, Polônia, Holanda, Chechênia e República Tcheca. Novamente a Orquestra contou com o apoio do MINC, que concedeu 14 passagens aéreas.

No final do baile, a Orquestra foi muita ovacionada pela plateia, que pediu bis. Ao encerrar, o maestro em nome da orquestra agradeceu o convite e prometeu vir mais vezes à nossa cidade. Após a apresentação, a festa ficou por conta do DJ Vinícius Marques que animou o público por mais algumas horas. Para contratar a orquestra os interessados devem manter contato pelo site da orquestra , ou pelos telefones (51) 3762.1045  e (51) 9995.2314.

PRIMEIRA PÁGINA