Mostra revisita obra de Gotuzzo

– Reportagem de Carina dos Reis e Lucas Pereira –

Museu de Artes  comemora 30 anos em grande estilo com exposições e encontros –

Abriram no dia 18 de maio as comemorações do trigésimo aniversário do Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo (MALG),  vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nas comemorações, serão realizados ciclos de palestras e exposições referentes à vida e obra do pintor homônimo.

Segundo Juliana Angeli, diretora do Museu, festejar o aniversário com esta programação, é celebrar a arte. “Nós planejamos marcar a data do aniversário de uma forma, e comemoramos de uma maneira totalmente diferente”.

Quebra-cabeças homenageIa a obra do artista pelotense

A data de aniversário ocorre só em novembro, porém Juliana explica que foi montada uma logística enorme pra lembrar em longo prazo um dos mais importantes museus de Pelotas. “Nós montamos além das exposições aqui no Museu, um ciclo de palestras que ocorreram no início de maio durante todo o sábado. As palestras aconteceram de forma gratuita, no salão de atos do Centro de Artes, e propiciaram certificados aos ouvintes”.

O museu faz exposições frequentes

Segundo a diretora do museu, não é somente durante aniversário que as exposições tomam conta da galeria “Nós, além de ganharmos destaque durante o aniversário do MALG, promovemos exposições especiais em vários momentos, como a Primavera dos Museus, a Semana dos Museus e a Semana do Patrimônio. Fizemos diversos eventos no ano todo, juntamente com os cursos de Artes Visuais, de Museologia e a Sociedade de Amigos do Museu (SAMALG)”.

Exposição

As programações em comemoração aos 30 anos do MALG trouxeram 17 artistas de diversas partes do País para fazerem releituras ou obras relacionadas à obra de Leopoldo Gotuzzo. Questionada sobre como foi feita a seleção desses artistas, Juliana explica que todos eles, independentemente da localidade, têm laços com Gotuzzo. “Nós escolhemos a dedo os artistas, pois todos eles deveriam estar ligados ao Museu. Alguns eram alunos da UFPel, outros são influenciados pela obra de Gotuzzo, pintaram ou deram ideias para os quadros dele”

O acervo de “Gotuzzos” é enorme, tanto que não deu para expor em um único momento. “Temos diversas obras de Gotuzzo aqui dentro, em breve renovaremos o acervo do museu”, explicou Juliana. Dentre as obras, destacam-se as clássicas do artista, e também as releituras, como o quebra-cabeças que faz o visitante repensar as obras do pintor. Para quem quer visitar Gotuzzo, o MALG fica aberto de segunda a sábado das 10h às 20h, e no domingo das 13h às 18h. O espaço fica na rua General Osório, número 725, bairro Centro de Pelotas.

Veja o vídeo produzido pelo Programa Galeria.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS: