Giovane Lessa: uma das mais importantes vozes do movimento negro pelotense

Reportagem de Luís Artur Janes Silva –

Esta segunda reportagem do site Arte No Sul sobre destaques da cultura hip-hop na cidade de Pelotas permite conhecer um pouco da atuação de Giovane Lessa. Ele é uma das mais importantes vozes do movimento negro de nossa cidade, também um dos mentores da cultura hip-hop. Representa a comunidade do Bairro Getúlio Vargas, outro local de nosso município, onde os moradores vivem em condições de pobreza e igualmente estigmatizado pela violência que toma conta da nossa sociedade.

Lessa, originário de Canguçu, tem o mérito de ter criado quatro filhos como guardador de carros no centro da cidade de Pelotas. Este homem esteve e está inserido no cotidiano de sua comunidade e teve uma importante vitória contra a pobreza quando criou, junto com outros “chegados”, uma cooperativa de reciclagem de resíduos no Getúlio Vargas, que chegou a gerar 22 empregos diretos e mais de 50 vagas de empregos indiretos neste local. Além disso, sonhou em estabelecer uma praça de esportes, creches para os filhos dos trabalhadores locais e hortas comunitárias, preenchendo lacunas que deveriam ser prioridades do poder público.

O ativista, que já foi candidato a vereador, em 2012, pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil) sente orgulho de ser guardador de carros. “É na rua que está quem eu preciso conversar para saber o que tá acontecendo na política, dentro dos outros bairros e etc…”, comenta.

Este inquieto líder milita atualmente na Frente Negra Pelotense e cursa Arqueologia, na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), e diz que o seu único interesse na academia é concluir o curso para contar a contribuição do negro na história do estado do Rio Grande do Sul. Incendiário, manifesta o desejo de implodir a versão racista da universidade, ampla apenas para “eles”, os que não estão à margem da sociedade. Ressaltou a importância do 1º Encontro de Negros e Negras da UFPel, ocorrido no dia 14 de novembro.

Um dos pioneiros do movimento hip-hop na cidade de Pelotas, Giovane Lessa se define como o articulador político do grupo e membro de uma trindade que abriu caminhos para o movimento em nossa cidade. Este trio contou com Lessa, Jair Brown (produtor) e Wagner (discotecagem). Lessa diz que sua capacidade de instigar o debate, contestar o que está estabelecido é uma característica do hip-hop que aprendeu nas suas vivências na periferia.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS: