Crianças descobrem os livros na Hora do Faz de Conta

Reportagem de Juliana Ramires –

O projeto A Hora do Faz de Conta tem o objetivo de formar novos leitores e facilitar o acesso do público infantil às obras do acervo da Bibliotheca Pública Pelotense (BBP). Oferece para os alunos da educação infantil e básica atividades de leitura e imersão conduzida por pessoas especializadas em leitura infantil.

A Hora do Faz de Conta reúne as crianças em atividades lúdicas na Bibliotheca Pública de Pelotas Foto: Divulgação

Projeto  reúne as crianças em atividades lúdicas na Bibliotheca Pública de Pelotas desde 1946                   Foto: Divulgação

O projeto deve o seu início no ano de 1946, no dia 11 de maio, com o lançamento da sala infantil da BBP, destinada a atender o público jovem da cidade. O convidado na ocasião foi o escritor Erico Veríssimo, que acabou por inaugurar um dos projetos mais antigos da Bibliotheca Pública Pelotense.

Com o passar dos anos o programa passou por diversas fases, até obter a sua configuração atual, a partir do ano de 2010. Mantendo uma programação todas as terças e quintas-feiras.

Atualmente o programa é coordenado pela pedagoga Anelise Silva da Rosa. De acordo com o historiador, Daniel Barbieri, o número exato de crianças que já participaram do projeto é incerto. Mas estima-se que mais de 12 mil crianças já passaram pelas reuniões de leitura, entre alunos de escolas públicas, privadas e assistenciais.

O programa visa também à acessibilidade e à integração de crianças e adolescentes com deficiência. Anualmente, desde o ano de 2011, o projeto organiza peças teatrais, atividades folclóricas e integradoras para este público.

A Hora do Faz de Conta é um dos responsáveis pelo surgimento de outro projeto da BBP – Amigos da Lolô, que atua com adultos com deficiência, buscando a integração e a socialização dos participantes.

Entre os livros trabalhados no programa, estão Branca de Neve e as sete versões (de Marco Aurelius Pimenta e José Roberto Torero, com ilustrações de Bruna Assis Brasil); Bruxa, bruxa venha à minha festa (de Ardem Druce, com ilustrações de Pat Ludlow), Capitão Mariano, o rei do oceano (de Maurício Veneza, com ilustrações de  Roney Bunn) e O negrinho do pastoreio (de Simões Lopes Neto, com adaptação de Hardy Guedes).

Então o que faz o programa A Hora do Faz de Conta?

Incentiva a leitura e a imaginação;

Fortalece os laços de integração social;

Estimula a utilização do acervo da biblioteca;

Desenvolve a educação da comunidade escolar, por meio de um ambiente não-formal de ensino.

A atividade

As atividades se desenvolvem por meio de quatro etapas bem definidas, que passam pelas fases de planejamento, estruturação, execução, contato, avaliação e inovação.

Como agendar uma atividade?

As atividades podem ser agendadas por escolas e grupos estudantis pelo telefone: (53) 32223856 ou pelo e-mail: infantil@bibliotheca.org.br

PRIMEIRA PÁGINA