Livros para colorir viram febre mundial

Reportagem de Helena Mendonça e Rochele Ücker –

Para alguns, brincadeira de criança, já para outros, terapia. Assim são vistos os livros para colorir feitos para que os adultos deixassem o estresse de lado. O primeiro livro foi lançado em 2013 e hoje as edições já somam mais de um milhão de cópias vendidas. Só no primeiro semestre de 2015, no site Amazon, o livro da escocesa Johanna Basford, “Jardim Secreto”, ficou em primeiro na lista dos mais vendidos. E já chegou a Pelotas.

Nas redes sociais é só o que se vê. As pessoas estão todas comprando, pintando, desestressando. De acordo com a psicóloga Carolina Potrich Jacques, os livros para colorir são uma maneira de se livrar do estresse. “São muito bons para a ansiedade, para expressão de sentimentos, proporcionam um alívio de estresse, relaxamento pela atividade prazerosa de colorir, dessa forma as pessoas se desligam um pouco dos seus problemas e preocupações”. A psicóloga também afirma que o uso e escolha das cores pode justificar o sentimento da pessoa no momento da pintura. “A escolha das cores nos fala um pouco dos sentimentos, o vermelho, da agressividade, o verde, do relaxamento, o azul acalma”.

O livro virou febre aqui na Princesa do Sul, algumas livrarias precisam fazer encomendas, pois o estoque acabou. A fotógrafa Paola Martins, 27 anos, moradora do Centro, não deixou de adquirir seu exemplar, para ela, essa foi uma maneira de deixar o estresse de lado. “Eu o comprei pra desestressar mesmo, e adorei, ele é ótimo”.

Bruna Cavalari pinta como uma forma de amenizar as tensões do dia a dia e quem saber descobrir dons artísticos

Para Bruna Cavalari pintar é uma forma de amenizar o peso dos problemas no dia a dia

Já a mestranda em Ciência Política, Bruna Cavallari, adquiriu o livro com o intuito de diminuir a tensão, mas o resultado foi um pouco além.  “Comprei o livro, pois queria experimentar alguma coisa para me distrair, relaxar a mente. Por um lado, como todo mundo está fazendo, fiquei curiosa para experimentar também e ver se realmente é antiestresse. Por outro lado, tenho alguns artistas plásticos na família, mas nunca me achei com habilidade para as artes, pensei que com o livro talvez pudesse me testar e reexperimentar estar em contato com a arte, pra, quem sabe, mais à frente, experimentar coisas novas”.

Segundo a jovem, conseguir o exemplar não foi o problema, mas sim qual título escolher dentre as possibilidades. “Não foi difícil encontrar o livro, sabia de uma livraria que os tinha a pronta entrega. Mais difícil foi escolher qual livro, há uma variedade com diferentes temas e fiquei em dúvida de qual seria melhor. Acabei comprando o mais popular (“Jardim Secreto”), o que está fazendo mais sucesso”.

Bruna garante que não vai parar apenas em um. “Já estou de olho no próximo! Mas prometi que só vou comprar um novo quando pintar todos os desenhos deste, ainda tem muito que fazer”!

O livro proporcionou, além do relaxamento, muitos outros sentimentos que a mestranda em Ciência Política compartilha. “Quando escolho um desenho para colorir fico ansiosa pra terminar e ver pronto. O processo mecânico de ficar colorindo pequenos traços não é o que mais me atrai. O livro me proporciona pensar a combinação de cores, escolher as nuances e os tons, e ver o resultado no papel pouco tempo depois. O que me relaxa mais é poder fazer a escolha das cores e testar os resultados em pouco tempo. Ver o resultado das tuas escolhas no papel é a melhor parte”

É possível conseguir o best-seller de Johanna Basford, dentre outros títulos, nas livrarias de Pelotas ou nos sites que comercializam livros. O custo em média é de R$ 29,90. Após adquirir o exemplar de sua preferência basta ter lápis colorido e deixar a imaginação guiar. E uma dica da Bruna: os lápis de cor estão complicados de encontrar. “Foi mais difícil achar lápis de cor do que o próprio livro”.

PRIMEIRA PÁGINA

comments