Gahuer Carrasco: “A luta por um sonho”

O show "Sem Limites" foi apresentado no palco do Theatro Guarany em Pelotas Foto: Divulgação

O show “Sem Limites” foi apresentado no palco do Theatro Guarany em Pelotas                     Foto: Divulgação

Reportagem de Isabelle Domingues

Gahuer Carrasco tem muito a comemorar. Completando 20 anos de estrada, carrega consigo a arte como sua fiel escudeira e pode contar com o orgulho e satisfação de quem fez do mundo o seu quintal. Em meio às comemorações, as gravações do CD e DVD “Sem Limites” e o documentário “A Luta Por Um Sonho”, conta em entrevista um pouco da sua trajetória artística.

Lá fora chove e fraz frio, mas na Biblioteca Pública Pelotense, onde fizemos a entrevista, a latinidade esquenta o ambiente. Com semblante apaixonado e um brilho no olhar, de quem já avistou muitas paisagens e guardou na memória suas melhores lembranças, ele chega. Acostumado a falar para o público, sabe valorizar exatamente aquilo que lhe interessa explorar, a arte.

Na polidez de um homem culto e sofisticado, a emoção lhe escapa por entre os dedos ao violão através de sua poesia, sempre tão sincera e carregada de sentimentos. Nas histórias e experiências vividas, encontra sua maior expressão através das notas, tocadas e cantadas com exímia maestria, nas canções de amor. É o reflexo de sua identidade, da sua verdade. E o público, por sua vez, obtém o privilégio de assistir o mais belo encontro de um artista e sua música.

O talentoso violonista, cantor e compositor gaúcho fala da sua carreira, CD e DVD, novinhos em folha, que pretende lançar em meados de 2016.

O artista emociona o público inclusive nos momentos em que toca ao violão composições latino-americanas Foto: Divulgação

Artista emociona ainda mais quando toca composições latino-americanas                             Foto: Divulgação

Como Tudo Começou

Aquele garoto que, aos 14 anos, incentivado pelo tio, Baltazar Pereyra, passou a dedilhar os seus primeiros acordes no violão, mal poderia imaginar chegar tão longe. Estudou no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas. Natural de Jaguarão, sempre esteve em contato com o Uruguai, país vizinho ao Rio Grande do Sul, cuja cultura e musicalidade lhe foram, desde cedo, muito familiares. Essa identidade latina transparece nas suas composições. Revela suas influências através de um repertório variado, que passeia pelo samba, blues e jazz, dentre outros estilos.

A cada novo projeto, são turnês bem-sucedidas e shows requisitados nas grandes casas de espetáculos mundo afora. Em países como Grécia, Itália e França, por exemplo, um público cativo aguarda ansioso o seu retorno, somente para, mais uma vez, poder desfrutar dos maiores sucessos do artista. “Eu me sinto muito acolhido. Em todos os lugares que eu fui, sempre me receberam de uma forma muito cálida, apaixonante, que me emociona bastante. Quando a gente toca uma música bem brasileira, um samba, uma bossa nova ou até um tango, pois eu sou meio uruguaio também, representando não só o nosso país, mas a nossa América, o pessoal adora!”, revela o músico, encantado com a receptividade e carinho dos fãs estrangeiros.

Gahuer Carrasco já atuou em diferentes festivais, no Brasil e no exterior. Recebeu indicação para o prêmio Brasil Sul de Música, em 2013. Foi vencedor, logo no início da carreira, do festival Milton de Lemos. Além disso, também figuram em meio à sua coleção de vitórias o prêmio Rosa Mística, de Curitiba, assim como do Concurso Internacional de Música, no Uruguai. No papel de jurado, esteve em festivais na Itália, Grécia, França, Bulgária, México, Paraguai e outros países.

Logo ao lançar seu novo disco, o “Sem Limites”, foi escolhido para representar o Brasil no Festival Internacional da Canção, no Paraguai. Em meio a candidatos de mais de 30 países, concorreu nas categorias de melhor cantor, melhor composição e melhor videoclipe. Quanto à expectativa com a apresentação, Gahuer disse que estava preparado e tranquilo. “Eu fico sempre muito emocionado de estar representando o nosso país, a minha cidade, o meu estado. Poder mostrar um pouco da minha música, que é minha, mas é nossa, na verdade. Vem tudo daqui, de onde eu vivi, onde eu morei. É uma responsabilidade e uma alegria muito grande estar levando a nossa cultura para outros países”, diz.

Em seu novo disco, o cantor celebra o amor e fala de paixão e saudade Foto: Divulgação

Em seu novo disco, o cantor celebra o amor e fala de paixão e saudade           Foto: Divulgação

Sem Limites Para Amar

 “Sem Limites”, gravado nos Estúdios Alfa Omega, do cantor lírico, João Ferreira Filho, é um trabalho autoral, mas com muitas parcerias. Uma delas é Kleiton Ramil, no clássico “Vira Virou”, da dupla Kleiton & Kledir. Vestida de blues e aliando-se à típica sonoridade da viola portuguesa, a canção recebeu uma roupagem diferente em relação à gravação original. Paco Quiroz, produtor musical e compositor mexicano, também participa do disco e assina “Tus Manos”, composta especialmente para Gahuer Carrasco. O disco conta ainda com a participação do músico Rui Cardoso, primo do cantor.

Trata-se de uma celebração do amor. O álbum fala de paixão, saudade, de estar junto mesmo na distância. É o caso de “Imprescindible”, composta pelo cantor quando morava no México. Nesse período, sentia-se muito sozinho, sem sua namorada que tanto amava. Gahuer Carrasco se diz um homem romântico por excelência. “Eu falo só sobre o amor. Eu sou um cara romântico! Acabo abrindo o meu coração para dar o melhor de mim. Mostrar o meu melhor!”, afirma.

O videoclipe “Só Pra Te Fazer Feliz” já está disponível on-line, numa amostra de tudo que vem por aí. A canção eleita carro chefe desse novo trabalho, é uma das preferidas do artista. Segundo ele, foi preparada com todo carinho e consiste numa mistura de samba, jazz e bossa nova. O clipe foi gravado inteiramente em Pelotas e tem a participação da modelo pelotense, Karen de Los Santos. A direção geral fica por conta do cineasta mexicano, Pablo Lemus.

Espetáculo sintetiza 20 anos da carreira do artista que tem suas raízes ligadas à Pelotas e região da fronteira com Uruguai Foto: Divulgação

Espetáculo sintetiza 20 anos da carreira do artista que tem suas raízes ligadas à Pelotas e região Foto: Divulgação

Gravação do DVD

No dia 6 de agosto, o palco do Theatro Guarany foi cenário de grande comemoração. O registro do show “Sem Limites” sintetizou 20 anos de carreira do artista que emocionou o público com seus antigos e novos sucessos. “A gravação do DVD foi realmente mágica, maravilhosa”, comenta ele, animado com o resultado obtido.

Foram necessários mais de seis meses de planejamento, além de horas e horas de ensaio até  aquela noite. Na produção e gravação do DVD, estão envolvidos profissionais da área do teatro e cinema mexicanos, juntamente com uma produtora da cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

Gahuer Carrasco é um artista habilidoso, gosta de se reinventar, estar inovando, sempre. Isso é aplicado não somente através dos sucessos que o consagraram, como também, na constante busca por novos estilos e sonoridades. A mistura de influências da sua trajetória musical foi dividida com o público e registrada por sete câmeras Full HD, além de uma aparelhagem de última geração.

Documentário vai mostrar a passagem do cantor por vários países Foto: Divulgação

Documentário vai mostrar a passagem do cantor por vários países Foto: Divulgação

A Luta Por Um Sonho

As melhores cenas do espetáculo, juntamente com outros momentos marcantes da carreira do músico, estão sendo selecionadas para o documentário “A Luta Por Um Sonho”. As filmagens registram turnês pela Espanha, França, Itália e Grécia. O documentário também contou com a participação de Marcio Kinzeski, diretor de cinema pelotense com vários filmes premiados em Los Angeles, EUA.

Mas será que após tantos anos de estrada, o coração do artista ainda bate forte, antes de uma apresentação? Ele garante que sim. Refere-se à música como sendo sua vida. Declara seu amor por ela. Neste momento, ainda é possível enxergar o mesmo jovem, talentoso e promissor, do início da carreira, cujo entusiasmo e dedicação o levarão a chegar longe. “Quando a gente está no palco é uma entrega. Não pensamos em técnica, não pensamos em nada. A gente só pensa em se doar, colocar o nosso melhor, naquele momento. No meu caso, é puro sentimento. Tento expressar aquilo que eu sinto!”

O DVD e o CD “Sem Limites” serão lançados, a princípio, no início de 2016. Então já sabemos que teremos muitas novidades para o ano que vem! “Gostaria de desejar ao meu público, que sempre me acompanha e pra quem eu sempre dou o meu melhor, muita paz, muito amor, música e arte, pois o resto vem junto!”, deseja o músico, ao finalizarmos a entrevista. O Arte no Sul, assim como, certamente, todos os seus fãs, deseja o mesmo, Gahuer. Muito sucesso e que sua estrela brilhe cada dia mais!

PRIMEIRA PÁGINA

 

Comments

comments