Início do conteúdo
História

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas – PPG em Letras da UFPel, conceito 5, na CAPES, com área de concentração em Linguagem, Texto e Imagem, integra os níveis de Mestrado e Doutorado, e tem, como meta, a formação de profissionais qualificados – Mestres e Doutores – nessa área que congrega tanto os estudos linguísticos quanto os estudos literários.

A configuração atual deste Programa nasceu em 2018, devido ao processo de transição do PPGL da Universidade Católica de Pelotas, para a Universidade Federal de Pelotas. Nessa transição, houve a fusão dos dois Programas de Pós-Graduação.

O curso de Mestrado do PPG em Letras da UFPel teve suas atividades iniciadas em março de 2011. Foi criado em outubro de 2010, durante a 122ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). O Mestrado em Letras surgiu na Universidade Federal de Pelotas no momento em que a sua adesão ao REUNI produzia um acelerado crescimento da Instituição, com a construção de novos prédios, ampliação do quadro docente, reestruturação pedagógica de vários cursos de graduação e criação de outros, a partir do ano de 2008.

O nível de Mestrado do PPG em Letras da UCPel teve o início do funcionamento em 1994, tendo sido o primeiro Mestrado em Letras da região sul do Rio Grande do Sul e um dos primeiros do interior do Estado. Foi aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua centésima quadragésima oitava reunião ordinária, realizada no dia 20 de outubro de 1993, e foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada em 22/09/2000, tendo sido tal ato publicado no D.O.U. em 06/04/2001.

Tendo em vista a consolidação desse nível de estudos, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, em 2005, propôs à CAPES a implantação do nível de Doutorado, aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua ducentésima quadragésima sexta reunião ordinária, realizada no dia 20 de abril de 2005. O Curso de Doutorado do PPG em Letras da UCPel foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada no período de 13 a 15 de setembro de 2005, tendo sido registrado tal reconhecimento no D.O.U. de 29/12/2005 e teve o ingresso de sua primeira turma em agosto de 2006.

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas possui, portanto, um longo histórico de consolidação. A reorganização de seu projeto pedagógico, realizada em 2018, teve o objetivo não apenas de acomodar os dois Programas que se tornaram um, mas também de enriquecer sua configuração.