Minicurso “Trauma, memória e sua recepção na narrativa contemporânea de Laub”

O minicurso “Trauma, memória e sua recepção na narrativa contemporânea de Laub”, ministrado pela mestranda do PPG Letras Jehnifer Penning, tem como público-alvo alunos dos cursos de Letras, áreas afins e comunidade em geral. Nos encontros, serão abordados temas relacionados à escrita do trauma, em particular o romance Diário da queda, de Michel Laub.

Serão ofertadas 25 vagas. Aos alunos que obtiverem, no mínimo 75% de frequência, serão conferidos certificados no total de 20 horas.

Inscrições podem ser feitas através do e-mail: j-penning@hotmail.com

O cronograma do curso e local das aulas (CCHS – Antigo prédio da UCPel da rua Almirante Barroso) podem ser conferidos a seguir:

5/12/2017 (Sala 305) – Encontro inicial. Neste dia, o discutido será a narrativa em questão, Diário da Queda (2011), e serão levados trechos da obra para discussão e levantamento de questões pertinentes sobre o assunto.

07/12/2017 (Sala 253) – Segundo encontro. Tal momento fica reservado para a discussão do trauma, a partir de uma visão abrangente a respeito dos teóricos escolhidos para o aporte deste trabalho. Agamben, Freud e Lacapra serão discutidos e trabalhados com o grupo.

12/12/2017 (Sala 305) – Data reservada para falar da memória, utilizando-se das teorias de Agamben e Benjamin, relacionando a teoria com a narrativa em análise.

14/12/2017 (Sala 253) – Penúltimo encontro. Este momento será reservado para debater o assunto do testemunho, pelo viés de Benjamin e Agamben, e, também, a temática da condição humana, elencada por Arendt.

19/12/2017 (Sala 305) – Encontro Final. Disponibilizar-se tal momento do curso para uma visão geral a respeito do todo trabalho durante os cinco encontros. Nesta data, será pedido aos participantes um pequeno trabalho, no qual deve aparecer, de algum modo, a(as) temática(s) trabalhada(s) no período do curso livre.

Publicado em 24/11/2017, na categoria Sem categoria.