PPG LETRAS lança Edital de Seleção de Aluno Especial 2017/2

O Programa de Pós-Graduação em Letras torna público Edital para seleção de Aluno Especial. Para 2017/2, são 85 vagas, distribuídas em nove disciplinas, nas áreas de Estudos da Linguagem e Literatura Comparada, conforme listagem abaixo. As inscrições ocorrem de 07 a 25 de agosto, na secretaria do Programa, no Campus Porto/Anglo, na rua Gomes Carneiro, no. 1, andar térreo, sala 102. Informações detalhadas no Edital, disponível aqui

Área de Estudos da Linguagem

Disciplina: Ferramentas para Tratamento de Dados Linguísticos
Dia/Horário: terça-feira / 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Roberta Rego rodrigues
Carga Horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Estudo de diferentes ferramentas para tratamento de dados linguísticos sob à luz de diferentes perspectivas teóricas, com vistas a análises qualitativas e quantitativas mais consubstanciadas.

Disciplina: Linguagem e Interação Social
Dia/Horário: quarta-feira / 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Cleide Inês Wittke
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Linguagem, língua e discurso sob uma perspectiva da Interação Verbal. Teorias enunciativas e discursivas. O texto e o gênero textual enquanto objeto de ensino. Conceitos e estratégias de leitura e de escrita. A formação docente e suas implicações no agir cotidiano do professor de línguas.

Disciplina: Tópicos Especiais em Psicolinguística e Aquisição de Línguas Estrangeiras
Vagas:10
Dia/Horário: quarta-feira / 13h30 às 16h50
Professor: Profa. Dr. Cíntia Ávila Blank
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Estudos sobre as teorias de aquisição de línguas estrangeiras a partir de um enfoque psicolinguístico.

Disciplina: Tópicos Especiais em Aprendizagem de Línguas e Complexidade
Vagas:10
Dia/Horário: quinta-feira / 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Letícia Fonseca e Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Teoria do Caos, Complexidade, Emergentismo, Abordagem Ecológica: implicações para ensino, aprendizagem e aquisição de línguas. Práticas pedagógicas para o ensino de línguas em contextos diferenciados.

Disciplina: Estudos de Discurso Mediado por Computador
Dia/Horário: quinta-feira / 19h 0 às 22h20
Professor: Profa. Dr. Raquel da Cunha Recuero
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: O que é discurso mediado por computador. Características da comunicação mediada. Interação mediada por Computador. O problema do contexto. Elementos identitários. O discurso emergente.

Disciplina: Línguas em Contato
Dia/Horário: sexta-feira, das 8h às 11h40
Professor: Profa. Dr. Isabella Mozzillo
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: A linguística de contato aplicada ao processo de ensino e aprendizagem de língua. Variação linguística entre línguas e na mesma língua em ambiente natural e artificial. Relações entre os dialetos prestigiados e desprestigiados na sala de aula de LM. Relações entre a LM e a LE na sala de aula de LE. Interlíngua. Fenômenos interlinguísticos: interferências e transferências da LM na produção em LE.

Área de Literatura Comparada

Disciplina: Tópicos de Teoria Narrativa
Dia/Horário: terça-feira/ 8h às 11h40
Professor: Prof. Dr. Paula Collares Ramis
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Estudo da tipologia romanesca, considerando suas transformações estruturais e estéticas em consonância com o devir histórico, através de categorias narrativas relevantes e exemplares, como o é a personagem ficcional, junto à mutabilidade temática em obras literárias.
Recorte: Romances brasileiros e portugueses contemporâneos de autoria feminina

Disciplina: Sistemas Literários e Formações Identitárias
Vagas: 10 vagas
Dia/Horário: quarta-feira, das 8h às 11h40
Professor: Prof. Dr. Alfeu Sparemberger
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Estudo dos aspectos articuladores e conformadores dos sistemas literários nacionais como processo de negociações entre construções identitárias múltiplas, híbridas e fragmentadas; Literaturas, culturas e representações identitárias; Literaturas e formações ideológicas; Literaturas e construção de identidades e diferenças.

Disciplina: Comparatismo e Intertextualidade
Dia/Horário: quinta-feira/ 8h às 11h40
Professor: Prof. Dr. Claudia Lorena Vouto da Fonseca
Carga horária/Créditos: 68h/4 créditos
Ementa: Estudo das relações entre textos literários narrativos, tendo como suporte teórico as teorias da intertextualidade e conceitos fundamentais sistematizados para a leitura comparada de textos de ficção (apropriação, arquitexto, autor, autoridade, carnavalização, contexto, hipertexto, hipotexto, horizonte de leitura, imitação, influência, interdisciplinaridade, interdiscursividade, interpretação, intertexto, originalidade, paratexto, paródia, pastiche, plágio, recepção).

Publicado em 27/07/2017, na categoria Sem categoria.