Início do conteúdo
Pesquisas

Ainda em construção, esta página lista a produção acadêmica do CoCTec relacionada com as pesquisas atuais do grupo. Por meio de links e/ou arquivos em PDF, você baixa as publicações diretamente por meio do nosso site. 

 

ÁVILA, C. et al. (2017) Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto. XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE).  PDF

 

ÁVILA, C. CAVALHEIRO, S. (2017) Robotica Educacional como estratégia de promoção do Pensamento Computacional – uma proposta de metodologia baseada em taxonomias de aprendizagem. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. PDF

 

JUSTINIANO ALKIMIM, M. A. et al. (2017) Robótica Educacional com Mindstorm EV3: desenvolvimento e aplicação de material didático a estudantes da África do Sul. 3ª Semana Integrada UFPEL – II Congresso de Ensino de Graduação. PDF

 

RODEGHIERO, C. C. (2017) The Connected Learning model of Scratch online community. XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias da Educação (CINTED). PDF

 

RODEGHIERO, C. C., SZCZEPANIAK, F. Fluxo e propriedades do Pensamento Computacional: ilustração adaptada da teoria de Jeannette Wing. 2017. Link 

 

SPEROTTO, R. I. (2008) Os jogos eletrônicos: dispositivos de constituição de subjetividades e de aprendizagens no contemportâneo. In: XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 2008. Chapecó. As práticas da Psicologia Social com(o) movimentos de resistência e criação. PDF

 

SPEROTTO, R. I. ; MARGARITES, A. P. F. ; HIRDES, J. C. R. ; ALVES, R. S. (2009) Objetos de Aprendizagem: TICs constituindo subjetividades no contemporâneo. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO – Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos. PDF

 

AVILA, Christiano et al. Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2016. p. 200.

 

AVILA, Christiano et al. Metodologias de Avaliação do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 113.

 

AVILA, Christiano et al. O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico-Uma Revisão Sistemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 82.

 

BORDINI, Adriana et al. Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 123.

 

MARQUES, Mônica et al. Uma Proposta para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional Integrado ao Ensino de Matemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 314.

 

AVILA, Christiano et al. Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 588.

 

BORDINI, Adriana et al. Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 23, n. 2, p. 210-238, 2016.

 

AVILA, Christiano; CAVALHEIRO, Simone. Robótica Educacional como Estratégia de Promoção do Pensamento Computacional-Uma Proposta de Metodologia Baseada em Taxonomias de Aprendizagem. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017. p. 1192.

 

AVILA, Christiano et al. Aplicação da Lógica Fuzzy no Ensino e Aprendizagem: uma revisão sistemática. In: WORKSHOP-ESCOLA DE INFORMÁTICA TEÓRICA – WEIT 2017, 4., 2017. Anais. Santa Maria: Ufsm, 2017. p. 188 – 195.