O QUE É O TERRITÓRIOS?
É um Processo de Planejamento, desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento do Plano Diretor – CDPD da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento – PROPLAN, que tem por objetivo construir de forma participativa e integrada o Plano Diretor e a Política Ambiental da UFPel. A construção participativa busca compreender como a comunidade da UFPel se relaciona com os espaços da universidade no presente, e o que deseja para o seu futuro, nos aspectos de crescimento físico e preservação ambiental. A construção integrada busca produzir esses dois documentos institucionais através do mesmo processo de consulta à comunidade, considerando a estreita relação entre os espaços, construído e natural, que constituem o ambiente universitário em que vivemos.
Com isso, o Processo de Planejamento Integrado Territórios passa a ser, além de um instrumento de gestão, uma ferramenta comunitária de pertencimento, envolvimento e planejamento do futuro, feito para e pela comunidade universitária.
METODOLOGIA
A metodologia foi criada pela CDPD em conjunto com a CDIP (Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo) também da PROPLAN
A Proposta de Metodologia para Elaboração Integrada do Plano Diretor e da Política Ambiental da UFPel foi aprovada pelo Conselho de Planejamento em maio de 2022 e pelo Conselho Universitário – CONSUN, em julho de 2022, conforme apresentado na Minuta Processo Planejamento Integrado Territórios, Processo SEI nº 23110.017471/2022-29.
A metodologia prevê quatro diferentes formas de participação da comunidade:
1 Comissões Setoriais de Apoio
ZONAS DE PLANEJAMENTO
Considerando a estrutura física da Instituição com a descentralização dos seus campi e com vistas a contemplar o debate sobre o Processo de Planejamento Integrado Territórios de modo direto com a comunidade, a execução desta metodologia está organizada de acordo com um zoneamento já praticado pela PROPLAN.
Este zoneamento reflete a disposição dos espaços da universidade nos seus dois campi: o Campus Capão do Leão e o Campus Pelotas com as zonas Porto, Anglo, Centro, Norte e Fragata, totalizando seis zonas de planejamento.
Todas estas zonas participarão dos eventos setoriais específicos e contarão com uma comissão setorial de apoio própria que auxiliará a CDPD neste processo.
As zonas foram constituídas agrupando os prédios da UFPel por regiões geográficas. Sendo assim, as unidades acadêmicas e administrativas estão organizadas dentro das zonas de planejamento e os eventos setoriais serão organizados a partir deste zoneamento.
CRONOGRAMA GERAL DE TRABALHO
O desenvolvimento do Planejamento Integrado se dará no período de maio de 2022 a dezembro de 2023, com o cronograma de trabalho dividido em quatro ciclos:
1 CICLO DE ORGANIZAÇÃO: de junho a julho de 2022
2 CICLO DE PARTICIPAÇÃO: julho de 2022 a junho de 2023
- Eventos Setoriais: de setembro a dezembro de 2022
- Diretrizes: de março a junho de 2023
3 CICLO DE REDAÇÃO: julho a dezembro de 2023
4 CICLO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: período de vigência dos documentos