Início do conteúdo

Territórios finaliza a fase de realização de Eventos Setoriais

No início de dezembro a equipe Territórios finalizou a etapa de leitura comunitária que foi realizada através dos Eventos Setoriais em todas as zonas de planejamento.

Os eventos setoriais foram realizados desde setembro, e a metodologia usada buscou identificar junto aos participantes um cenário da situação atual e estimular a elaboração de um cenário de futuro desejado, mapeando, a partir de uma cartografia interativa, os pontos positivos e negativos e criando propostas para cada zona de planejamento.

A leitura comunitária faz parte do Ciclo 2 da metodologia do Processo de Planejamento Integrado Territórios, e teve o objetivo de convidar a comunidade a refletir sobre o espaço onde diariamente trabalha e estuda, sistematizar em conjunto fraquezas e oportunidades e propor alterações espaciais para curto, médio e longo prazo. No campo ambiental, a proposta foi refletir sobre quais os princípios e valores a UFPel deverá adotar para a sua Política Ambiental e sobre qual é a missão ambiental da instituição.

O próximo passo da equipe é a sistematização e análise técnica do material produzido nos Eventos Setoriais e, a partir de fevereiro, reuniões com as Comissões Setoriais de Apoio de cada zona para a elaboração de diretrizes. Em julho de 2023 deverá ser lançada uma consulta pública para apresentar à comunidade as diretrizes definidas e colher avaliações.

Publicado em 12/12/2022, na categoria Notícias.