O I SEUR, realizado em 2005, tratou do espaço eminentemente local, com ênfase para os estudos da cidade de Pelotas, com o tema do comércio e do consumo, foi também o I Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano (I CISCCUrb).
O II SEUR, em 2006, foi mais amplo e manteve o foro internacional com a realização conjunta do I Colóquio Internacional Sobre as Cidades do Prata, com a ampliação das atividades do laboratório e o estabelecimento de variados convênios e parcerias.
Novamente no III SEUR, em 2007, com o II CISCCUrb, a temática retomou o comércio e o consumo, discutindo amplamente as potencialidades urbanas na área de estudo.
O IV SEUR, em 2008, e o II Cidades do Prata retomaram a discussão histórica com um amplo relatório dos estudos promovidos no extremo sul do Rio Grande do Sul e uma discussão teórica e metodológica internacional sobre a Geografia Histórica.
O V SEUR, em 2009, organizado com o apoio da FAPERGS (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), manteve a perspectiva internacional com a realização do III CISCCUrb e contou com a presença de convidados de destacada atuação nacional e internacional, foram organizados com a realização de conferências, apresentação de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e de pôsteres e oficinas práticas. O objetivo dessa dinâmica foi o de proporcionar a ampliação do debate sobre os temas abordados e o estabelecimento de um fórum privilegiado de discussão entre pesquisadores e demais interessados.
Novamente no VI SEUR, em 2010, retornou a discussão sobre as Cidades do Prata no evento organizado com a participação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus de Jaguarão, quando a temática discutida se centrou sobre o universo da “Fronteira”. O III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AS CIDADES DO PRATA – “Relações de Fronteiras”, abordou a fundamentação histórica, teórica e metodológica, com estudos relacionados ao contexto histórico dos séculos XVII a XIX; análise das relações entre Portugal e Espanha, o Antigo Regime e o processo de exploração colonial; análises dos estudos da Geografia Urbana e Geografia Histórica, com ênfase para os aspectos teóricos e metodológicos.
No VII SEUR e I Colóquio Internacional de Educação do Campo e Ensino de
Geografia, a Educação do Campo, em 2011, foi o tema central permitindo ampliar a discussão na área do ensino de Geografia, um dos focos da existência do laboratório.
Excepcionalmente em 2012 foi organizado isoladamente o IV Colóquio Internacional Sobre As Cidades do Prata, em colaboração com a Licenciatura em Gestión Ambiental y Urbana da Universidad Nacional de Lanús, Argentina, cuja temática foi: “Bacias Hidrográficas: Natureza e Sociedade. O VIII SEUR, em 2012, retoma a temática platina com a organização do V Colóquio Sobre As Cidades do Prata, se propôs discutir o tema da “Integração Regional”. Foi organizado com a realização de conferências, apresentação de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e de pôsteres e oficinas práticas. O V Colóquio Internacional Sobre as Cidades do Prata: “Integração Regional” foi organizado conjuntamente com o Centro de Documentação Histórica do Rio da Prata e do Brasil, de Rivera, no Uruguai, como um evento dedicado a discutir as relações existentes no processo de integração regional nas faixas de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Trata-se de uma dedicação regional com a “metade” sul do Rio Grande do Sul na qual se inserem as instituições envolvidas. A parceria entre as instituições foi uma afirmação da atuação destas instituições brasileiras com o apoio dos parceiros uruguaios e argentinos.
Em 2013, retornou a temática com a realização do IV Colóquio Internacional Sobre
Comércio e Consumo Urbano, juntamente com o IX SEUR. Assim, se retornou, também, a ideia de manter intercalada a temática do SEUR, dedicando um ano para os estudos das Cidades do Prata e outro para o comércio e consumo urbano.
O X SEUR, em 2014, retoma a temática platina com a organização do VI Colóquio Sobre As Cidades do Prata, e se propõe a discutir o tema da “Geografia, Cultura e outros recortes Temáticos Regionais”. Com a participação prevista de conferencistas parceiros do Uruguai e da Argentina, foi organizado com uma programação que prevê a realização de conferências, apresentação de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e de pôsteres. O objetivo dessa dinâmica é o de proporcionar a ampliação do debate sobre os temas abordados e o estabelecimento de um fórum privilegiado de discussão entre pesquisadores e demais interessados. O VI COLÓQUIO INTERNACIONAL AS CIDADES DO PRATA: GEOGRAFIA, CULTURA E OUTROS RECORTES TEMÁTICOS REGIONAIS conta com a organização conjunta do Centro de Documentação Histórica do Rio da Prata e do Brasil, de Rivera, no Uruguai, como um evento dedicado à discutir as relações existentes no processo de integração regional nas faixas de fronteira entre Brasil,
Em 2015, foi realizado o XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, juntamente com o V Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano e o I Colóquio sobre Cidade e Cidadania. Com isso o laboratório inaugurou uma nova frente de atuação na extensão, voltada para o planejamento urbano em áreas de especial interesse social.
Já em 2016, foi realizado o XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, juntamente com o II Colóquio sobre Cidade e Cidadania.
No ano de 2017 o XIII SEUR, manteve a temática dos Movimentos Sociais Urbanos e discutiu a produção da casa e da moradia nas cidades brasileiras.
Em 2018 o XIV SEUR, manteve a temática dos estudos urbanos.
E, 2019, comemorando as 15 edições do SEUR e contendo em sua base a temática “15 anos de estudos urbanos e regionais”, nos dias 26, 27 e 28 de junho, os debates em foco permearam as discussões de gênero no espaço urbano com as palestrantes Dra. Mariana Barbosa de Souza (UEPG) e Me. Tuize Rovere (UNISC). Ainda em celebração dos 15 anos do SEUR, a temática do evento também voltou-se para própria produção sobre o espaço urbano e regional produzida no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, tendo como foco as pesquisas, projetos e perspectivas dos professores vinculados ao LEUR, Dr. Sidney Gonçalves Vieira, Dra. Giovana Mendes de Oliveira, Me. Dione Dutra Lithnov, Dr. Robinson Santos Pinheiro, Dr. Tiaraju Salini Duarte e Dr. Rogério Amaral Pereira. As discussões permearam as Geografias do Comércio e do Consumo, da Nova Economia e a relação com a sustentabilidade, os estudos de Geografia e Literatura, as discussões que envolveram a Geografia Política e as Territorialidades e, chegamos até às reflexões sobre Geografia das Religiões e a relação com o espaço urbano.
No ano de 2020, no XVI SEUR, o evento comemorou os seus 16 anos. A proposta para a edição foi discutir a Geografia relacionando a análise urbana às temáticas regionais, ambientas, culturais, econômicas, políticas e de ensino. Neste sentido, foi possível contar com a presença de todas e todos que se interessam pelas temáticas, independentemente da área científica que estudam. Acreditamos que a diversidade de linguagens nessas discussões enriqueceram os debates.
Em 2021 o XVII SEUR se dedicou a analisar “os estudos urbanos e regionais: desafios contemporâneos”. A temática tem por finalidade analisar as perspectivas atuais diante do panorama de incertezas no qual nos encontramos. Por certo que a tendência geral da sociedade aponta para muitas permanências, em termos sociais, políticos e culturais. Entretanto, a grave crise sanitária imposta pelo COVID-19 inaugurou um quadro de rupturas, capazes de promover alterações profundas nos pensamentos e nas ações da sociedade que, via de consequência, introduziram mudanças também na organização do espaço.
As discussões propostas para o evento pretendem debater as permanências e as rupturas existentes na contemporaneidade, como forma de melhor compreender o papel da Geografia na organização socioespacial do mundo contemporâneo, entendendo as novas lógicas, formas, funções, estruturas e processos que compõem nossa realidade.