Início do conteúdo
PROCEL >

Webinar debate a eficiência energética nas residências do futuro

São Paulo – Quais são as inovações em geração de fontes de energia mais limpas? Como as construtoras e os próprios consumidores finais podem e devem adequar suas residências para garantir o maior aproveitamento de energia e maior economia? Estes assuntos serão tema do webinar gratuito que será realizado pela Fundação Vanzolini, na terça-feira, 8 de junho, às 18 horas, no contexto do Dia Internacional do Meio Ambiente.

O evento contará com a participação do engenheiro Renato do Amaral Ferreira, que apresentará o panorama internacional da geração de energia e as inovações nesta área. Entre os aspectos a serem abordados pelo especialista, estão a eficiência energética em residências: particularidades e dificuldades no Brasil; exemplos de ações de eficiência energética em outros países; e integração de residências e veículos elétricos e a hidrogênio com redes inteligentes.

O diretor técnico da construtora Trisul, Roberto Pastor Júnior, outro convidado, explanará sobre os empreendimentos da construtora que estão sendo projetados e contemplados com o Selo Procel de eficiência energética em edificações. Além disso, contará como a Trisul conquistou a certificação Empreendedor AQUA em 2016, na fase Pré-Projeto; em 2018, na fase Projeto e, em 2019, na fase Execução.

Com a adoção do planejamento sustentável, a empresa vem entregando empreendimentos adaptados com infraestrutura para carros elétricos; com Bacias Dual Flush em 100% dos banheiros; reaproveitamento da água dos chuveiros nos vasos sanitários; lixeiras no hall e containers nos depósitos, para favorecer a coleta seletiva no condomínio.

O prof. Fernando Berssaneti, da USP, apresentará o case Residência Verde Piracicaba, que mostra como a sustentabilidade pode estar presente em projetos de todos os portes. Este projeto recebeu a certificação AQUA-HQE, NBR 9050, de acessibilidade, além de estar sendo adequado para receber o Selo Procel, quando a obra estiver concluída.

O engenheiro Marcel da Costa Siqueira, gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel e representante da Eletrobras e o representante da área de Certificação da Fundação Vanzolini, prof. Manuel Martins, apresentarão os benefícios e informações técnicas sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE-Edifica) e os resultados na sustentabilidade e economia de energia nas edificações.

O evento é voltado para engenheiros, arquitetos, construtores e todos aqueles que se interessam pelo tema.

Inscrições pelo site: https://www.sympla.com.br/residencias-do-futuro-eficiencia-energetica-na-pratica__1226028

*Com informações da Fundação Vanzolini

Fonte: Procel Info – 31.05.2021

________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 03/06/2021, na categoria PROCEL.