Início do conteúdo
PROCEL >

Procel lança versão web de pesquisa sobre uso de equipamentos elétricos nas residências brasileiras

PPH Web disponibiliza dados de levantamento divulgado em 2019. Plataforma amigável ao usuário poderá ser utilizada para planejamento de ações do setor de energia, além de fornecer informações a institutos de pesquisa, área acadêmica e setor industrial
Débora Anibolete, para o Procel Info

Rio de Janeiro – Em 2019, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) divulgou os resultados da quarta Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos Elétricos (PPH) na Classe Residencial. Agora, o programa apresenta a versão web do levantamento, uma iniciativa que visa facilitar o acesso a essas informações. A partir desta terça-feira, 1º de junho, ficam disponíveis em ambiente virtual dados sobre a utilização de aparelhos elétricos coletados em mais de 18 mil residências de todo o território nacional, entre julho de 2018 e abril de 2019. Assim, ao apresentar os hábitos das diferentes localidades do país, a PPH Web (clique aqui) servirá de apoio ao setor energético, além de fornecer subsídios para a área acadêmica e próprio mercado nacional de aparelhos elétricos.

“As informações reunidas por meio da Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos são úteis para diversos agentes, desde concessionárias de energia elétrica a fabricantes de equipamentos, passando por universidades e até mesmo por instituições governamentais, inclusive instituições de planejamento que visam à criação de políticas públicas para o setor de eficiência energética. Ter acesso a informações atualizadas é premissa básica de qualquer planejamento, melhor ainda se as informações estiverem sendo divulgadas de maneira organizada e de fácil compreensão, e esse é o papel da plataforma PPH Web. O usuário deixa de acessar um relatório estático e passa a contar com um ambiente amigável e visual, fato que, sem dúvidas facilita e agrega qualidade na informação”, avaliou o analista técnico do Procel, Luciano Giovaneli, um dos coordenadores da PPH 2019.

Previsto no 2º Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR-Procel 2018/2019) e contando com um investimento de mais de R$ 158 mil, o projeto foi norteado pela criação de uma plataforma interativa, de fácil utilização e entendimento dos usuários. Para o melhor aproveitamento da ferramenta, o site conta com um tutorial para que os interessados possam aprender sobre as funcionalidades disponíveis e, assim, obter as informações desejadas. Dessa forma, o Procel espera democratizar o acesso aos resultados da última edição da PPH.

“O objetivo de disponibilizar uma versão online da PPH 2019 foi facilitar o acesso por meio da internet, inclusive via dispositivos móveis (tablets e smartphones), para interessados nas informações da PPH 2019. Com a PPH 2019 Web, é possível, mesmo aos usuários não familiarizados com softwares estatísticos, realizar consultas, aplicar filtros e elaborar cruzamentos de informações, de um modo simples e intuitivo, atividades que anteriormente ficavam restritas ao pessoal especializado”, destaca o engenheiro do Procel, Moisés Antônio dos Santos, um dos responsáveis pelo projeto da PPH Web.

Para que isso fosse possível, foi realizada a análise do material obtido com a pesquisa presencial utilizando-se um software de Business Intelligence (BI). O método é frequentemente utilizado em ambientes corporativos por permitir o gerenciamento de uma grande quantidade de dados e apresentá-los de forma compreensível, orientando a realização de ações nas empresas.

“A análise de dados com Business Intelligence (BI) permite o gerenciamento de informações com insights e auxilia nas tomadas de decisão de um negócio ou projeto, obtendo maior precisão na observância das informações. Como a BI, é possível transformar uma grande quantidade de dados, que sozinhos não fazem muito sentido, em informações claras e indicadoras de soluções”, ressalta Moisés Antônio dos Santos.

A utilização desse tipo de software para a realização da PPH Web auxiliará no planejamento de ações e estudos do próprio Procel e também em projetos do setor elétrico que utilizam a PPH como fonte, como o Plano Nacional de Eficiência Energética, o Plano Nacional de Energia e o Plano Decenal de Expansão de Energia. A informação consta no Relatório Procel 2021 – ano base 2020, onde a iniciativa aparece entre os Projetos Estruturantes, termo que se refere a estudos e atividades de interesse de órgãos públicos e privados e que servem de apoio à área de Energia.

Plataforma oferece informações que poderão ser utilizadas por diversos setores

A Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos Elétricos na Classe Residencial de 2019 considerou aspectos regionais, socioeconômicos e questões relativas à utilização dos principais equipamentos elétricos, bem como novos aparelhos que vêm sendo inseridos na rotina dos domicílios nos últimos anos, como computadores, tablets, celulares e modem de internet. O questionário também apurou a percepção dos participantes sobre eficiência energética, a fim de demonstrar quais são as atitudes e preferências dos brasileiros quando o assunto é economia de energia em casa.

Na PPH Web, esses dados podem ser observados por diferentes tipos de gráficos, sejam eles em formato de barras, linhas, colunas, tabelas, mapas e até mesmo por cartões informativos. Também é possível consultar as informações específicas sobre os equipamentos e segmentá-las por estados, Distrito Federal, região geográfica, Brasil, e também por classe social.

Além das medidas para uso racional da energia adotadas nos lares do país, outra consulta disponível na plataforma é relativa às curvas de carga horária de cada equipamento pesquisado ou de todos em conjunto, que também podem ser segmentadas por aspectos geográficos e sociais. A plataforma permite, ainda, ao usuário saber qual categoria de equipamentos mais contribui para o gasto de energia residencial, por meio da estimativa de consumo percentual das categorias de equipamentos. A página oferece também uma seção de cruzamentos, na qual é possível, por exemplo, associar aspectos construtivos das residências aos impactos característicos no uso de ventiladores e condicionadores de ar.

Na avaliação do especialista do Procel, o lançamento da PPH Web representa uma fonte de pesquisa acessível não somente para a área de energia, mas também para outros setores. De acordo com Moisés Antonio dos Santos, a intenção é de que as próximas edições do levantamento, realizado pelo Procel desde 1988, passem a ter seus resultados divulgados no meio virtual, a fim de facilitar a consulta do público interessado.

”Os interessados podem fazer uso das funcionalidades para obtenção da variada gama de informações coletadas na PPH 2019. Como exemplos: acadêmicos poderão consultar informações em forma de gráficos ou tabelas para uso em projetos de pesquisa; planejadores do setor energético podem verificar informações de posse, hábitos de uso e consumos médios de energia elétrica por categoria de equipamentos; o setor industrial pode verificar a distribuição da posse de equipamentos por estados, distrito federal, regiões geográficas e Brasil, permitindo-lhes planejar suas estratégias de marketing e divulgação. Tudo isso de uma forma mais amigável e interativa, em um ambiente de fácil acesso na internet, sem a necessidade de downloads de arquivos ou impressões em papel”, aponta.

Fonte: Procel Info – 31.05.2021

________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

 

Publicado em 03/06/2021, na categoria PROCEL.