Programa de Bom Uso Energético intensifica ações com a retomada das atividades presenciais

Com o objetivo de intensificar as ações de conscientização para um uso racional da eletricidade na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a retomada das atividades presenciais após o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a equipe do Programa de Bom Uso Energético (PROBEN) reuniu-se com a administração central da Universidade para buscar uma parceria para as ações.

Na reunião, ficou definida a recomposição da Comissão de Uso Racional de Energia (CURE) que auxilia no planejamento das ações do programa. Desde o ano de 2012 o PROBEN tem seu planejamento e ações fiscalizados pela comissão formada por servidores de diversos setores da instituição, designados através de portaria do Gabinete da Reitoria.

Além disso, outras ações de comunicação foram discutidas com o objetivo de ampliar a conscientização da comunidade acadêmica que está retornando às atividades presenciais gradativamente. O objetivo é fomentar um dos mais importantes projetos do Programa:  o PROBEN Educação que busca o envolvimento da comunidade universitária na redução do consumo de energia elétrica da instituição, através do uso consciente dos diversos sistemas (iluminação, condicionamento de ar etc.) e de uma mudança de hábitos, tratando-a com responsabilidade e sem desperdícios.

O programa

Sob a coordenação do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (LABCEE-FaUrb), o PROBEN é um programa institucional que visa implementar o bom uso de energia elétrica na instituição de forma permanente.

O Programa foi adotado em 2006 e, neste período, já gerou à Universidade uma economia de mais de R$ 10,3 milhões. Além das revisões dos contratos de fornecimento de energia, caracterização do perfil de consumo de energia elétrica da UFPel, correção do fator de potência buscando pactos menos onerosos para a UFPel, o PROBEN desenvolve diversas ações educacionais com a comunidade acadêmica e um programa de distribuição de recursos para as unidades que conseguem reduzir o consumo energético.

As dicas de economia de energia do programa estão disponíveis no site do PROBEN e podem ser utilizadas para qualquer situação. Na página também estão descritos os pontos de consumo da UFPel e o regulamento e objetivos do projeto.

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 24/05/2022, na categoria Notícias.