Início do conteúdo
PROCEL >

Falta de dados confiáveis é o principal desafio para gestores de energia, diz estudo

Fonte: MegaWhat – 04.05.2022
São Paulo – A falta de dados confiáveis e de tempo para tomada decisão é considerada a principal dificuldade para 36,4% dos gestores de energia entrevistados pela Way2 em pesquisa sobre desafios do gerenciamento de energia. Realizado entre março e abril 2021, o estudo contou com 101 profissionais que atuam no segmento de consumidores, consultorias e agentes da geração distribuída.

Segundo o relatório existe uma necessidade dos gestores de acompanhar, medir e monitorar dados de forma confiável e em tempo real para eliminar ineficiência operacional, aumentar ganhos com potenciais de economia, além de melhorar a eficiência energética a longo prazo.

“O acesso aos dados e à análise do perfil de carga subsidiam os gestores nas tomadas de decisões que contribuem para reduzir desperdícios e evitar penalidades por exceder o consumo de energia reativa e/ou ultrapassar as demandas contratadas”, explica Mateus Lima, especialista em produtos para consumidores da Way2.

Gestão de faturas para evitar penalidades

Em segundo lugar na pesquisa, 23,2% dos entrevistados responderam que o desafio de gerenciar as faturas é a principal dificuldade para tomada de decisões inteligentes. Segundo o relatório os gestores devem acompanhar a variação tarifária aplicada nas unidades, monitorar a performance do contrato de demanda e as possíveis multas e penalidades, e checar o equilíbrio do fator de potência.

Já quem opera em baixa tensão, pode ver a variação das bandeiras e do consumo de energia das unidades e entender mudanças comportamentais de cada uma, antecipando possíveis pontos de atenção.

Automatizar para garantir segurança

Quanto aos objetivos dos profissionais, a automatização dos processos foi definida como principal por 53,4% dos que responderam à pesquisa. Segundo Mateus, o gerenciamento de múltiplas faturas de energia não é uma tarefa fácil, nem rápida. “Demanda bastante atenção da linha de frente na hora do processamento dos dados. Para esse tipo de tarefa, muito importante nos fechamentos de indicadores mensais, contar com uma ferramenta que faça captura e processamento automático das faturas pode agilizar consideravelmente a obtenção e confiabilidade dos dados para a geração de relatórios”, explica.

O objetivo do estudo foi elencar os desafios para gerenciar dados energéticos e quais os caminhos possíveis a serem tomados para otimização da operação em cenários de retomada econômica.


Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 10/05/2022, na categoria PROCEL.