PROBEN: UFPel economiza cerca de R$ 600 mil em energia no ano de 2014

proben1A Universidade Federal de Pelotas vem desenvolvendo, sob a coordenação do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, um programa institucional que visa estimular o bom uso de energia elétrica na instituição, o Programa de Bom Uso Energético (PROBEN).

As ações deste programa são orientadas e fiscalizadas por uma comissão vinculada diretamente ao Gabinete do Reitor, a Comissão de Uso Racional de Energia (CURE), e buscam propor e executar ações que visam à redução do consumo e demanda de energia elétrica nos quase 80 pontos de consumo da instituição, bem como a redução dos custos despendidos com este item.

Durante o ano de 2014 foram intensificadas as ações de conscientização da comunidade universitária sobre o bom uso da energia, através do PROBEN EDUCAÇÃO. Foram feitas palestras em várias unidades, onde dicas de melhor utilização de equipamentos e aproveitamento de recursos naturais para reduzir a utilização de iluminação artificial e condicionamento de ar foram repassadas, bem como distribuídos materiais de divulgação do programa.

Além disso, ações administrativas e técnicas foram intensificadas, a partir do acompanhamento mensal das faturas de energia de todos os pontos de consumo da instituição. No Campus Capão do Leão foram instalados analisadores de energia em diversas subestações transformadoras e a análise dos resultados obtidos estão servindo de base para a correção do fator de potência destas instalações. A UFPel já concluiu a licitação para a aquisição de bancos de capacitores e, a partir de março, deve começar a instalação destes equipamentos, buscando reduzir os custos advindos da utilização excessiva de energia reativa.

Outras ações como recontratação de demanda, alteração de modalidade e de estrutura tarifárias, também estão sendo continuamente realizadas, com base no acompanhamento das faturas.

proben2O custo evitado em função das ações do PROBEN, durante o ano de 2014, representou uma economia de quase R$ 600 mil à instituição, mais de 20% do valor pago à concessionária de energia durante o ano. Desde 2006, quando o programa foi implementado, a UFPel já obteve uma economia de quase R$ 2,35 milhões.

Neste momento as ações do PROBEN estão voltadas para a distribuição de material informativo aos alunos ingressantes na instituição. Na matrícula dos novos alunos que entraram através do PAVE, foram distribuídos folders com dicas de como utilizar melhor os equipamentos e instalações da universidade. Além disso, por estar participando do concurso “Desafio da Sustentabilidade”, proposto pelo MEC, e que dará R$ 3 milhões em recursos para a instituição vencedora e R$ 1 milhão para a segunda colocada, também está sendo distribuído material buscando a participação dos novos alunos neste processo.

Fonte:http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/01/20/proben-ufpel-economiza-cerca-de-r-600-mil-em-energia-no-ano-de-2014/

Publicado em 05/02/2015, na categoria Notícias.