Proben Educação é difundido nas Unidades!

DSC_6509Após ter sido lançado oficialmente no fim de junho, em evento realizado no Auditório da Reitoria, o PROBEN EDUCAÇÃO – Programa de Bom Uso Energético, programa que busca promover um melhor uso da energia elétrica dentro da UFPel, passa a ser difundido nas diversas unidades da instituição.

O programa é coordenado pelo LABCEE (Laboratório de Conforto e Eficiência Energética) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, através de medidas administrativas (recontratação de demanda junto à concessionária, alteração de modalidade tarifária, etc.) e técnicas (correção de fator de potência, retrofit do sistema de iluminação), já economizou cerca de R$ 2 milhões, desde 2006, quando foi implantado.

probenEsta nova vertente lançada agora, o Proben Educação, busca o envolvimento da comunidade universitária na redução do consumo de energia elétrica da instituição, através do uso consciente dos diversos sistemas (iluminação, condicionamento de ar, etc.) e de uma mudança de hábitos, tratando-a com responsabilidade e sem desperdícios.

O diferencial deste programa, em relação aos que são normalmente implementados, é a proposta de que parte dos recursos economizados com esta ação retornem às próprias unidades. Em função do percentual de economia de cada unidade, medido anualmente, uma parte dos recursos retorna à unidade no ano seguinte, elevando os recursos que podem ser utilizados para atender às necessidades específicas de cada curso.

Algumas Unidades da UFPel, entre elas o Instituto de Biologia, Faculdade de Veterinária, CDTec, Faculdade de Odontologia e Escola Superior de Educação Física (Esef) já receberam a visita da equipe do LABCEE, responsável pela divulgação do programa. Outras Unidades têm visita agendada para agosto, após o início do segundo semestre. Nesta divulgação, além de serem mostradas as ações já realizadas e seus resultados, é explicada a metodologia de redistribuição dos recursos economizados, bem como são dadas várias dicas para economizar energia sem reduzir a qualidade do trabalho realizado. Também são distribuídos materiais para divulgação do programa, como cartazes, folders, canetas, camisetas, entre outros.

Mais detalhes sobre o programa podem ser encontrados no site wp.ufpel.edu.br/proben, onde os diretores também podem entrar em contato para agendar a visita da equipe do LABCEE a sua unidade.

Publicado em 30/07/2014, na categoria Notícias.