Início do conteúdo

🚨 Novo procedimento para verificação de dados no Cobalto antes da diplomação!

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH/UFPel) informa que, a partir deste ano, todos(as) os(as) estudantes que encaminharem a versão final de sua Dissertação ou Tese deverão, obrigatoriamente, realizar a conferência de seus dados no Sistema Cobalto.

Essa etapa é fundamental, pois os dados conferidos serão utilizados para a emissão do histórico escolar e do diploma de pós-graduação.

O que deve ser feito?

Antes do encaminhamento da versão final do trabalho:

  1. Acessar o Cobalto.

  2. Ir em: Aluno → Cadastros → Conferência de dados para certificação (Pós).

  3. Conferir atentamente todos os dados pessoais (nome completo, filiação, CPF, RG/RNE, órgão emissor, data e local de nascimento, nacionalidade, entre outros).

  4. Verificar se o documento de identidade está anexado e atualizado.

  5. Confirmar se os dados estão corretos ou solicitar correção, quando necessário, pelo e-mail ppgrechid@gmail.com 

  6. Declarar ciência e finalizar o procedimento.

Conforme descrito no manual institucional, o procedimento deve ser efetuado pelo próprio estudante e somente após a conferência correta os dados serão considerados aptos para emissão da documentação oficial .

📌 Manual para conferência de dados no Cobalto: disponível nesse link!

Em caso de dúvidas, o(a) estudante deve entrar em contato com a Secretaria/Coordenação do Programa.

A Coordenação do PPGRH reforça a importância dessa etapa para garantir agilidade e segurança no processo de certificação e diplomação.

Publicado em 18/02/2026, na categoria Sem categoria.