Início do conteúdo
Alunos ingressantes

Os alunos ingressantes no PPG Recursos Hídricos, tanto ao nível de mestrado quanto de doutorado, devem realizar, no ato da primeira matrícula, os quatro procedimentos descritos abaixo:

1 – Preenchimento da ficha de inscrição

Nesta ficha são requeridas as informações necessárias para o cadastro do discente junto à plataforma Cobalto/UFPel.

2 – Submissão do Plano de Estudos

O Plano de Estudos é um documento requerido pelo PPG Recursos Hídricos no ato da primeira matrícula do discente. Tal documento é elaborado pelo discente juntamente com o orientador (ou comitê de orientação, se for o caso) e deve indicar as disciplinas obrigatórias e optativas (do PPG Recursos Hídricos ou de outro PPG) que o mesmo pretende cursar durante seu mestrado ou doutorado. O Plano de Estudos é recebido pela coordenação e encaminhado para apreciação pelo Colegiado do Programa. É possível alterá-lo, no entanto, qualquer alteração deve ser submetida ao referido Colegiado.

3 – Indicação do Comitê de Orientação

O Comitê de Orientação deverá ser composto obrigatoriamente pelo orientador (conforme resultado do Processo Seletivo),  podendo também contar com outros professores/pesquisadores na qualidade de co-orientadores, contanto que possuam o título de Doutor. A indicação do Comitê de Orientação é recebida pela coordenação e encaminhada para apreciação pelo Colegiado do Programa. É possível o Comitê durante o curso, no entanto, qualquer alteração deve ser submetida ao referido Colegiado.

4- Preenchimento do formulário de matrícula

No formulário de matrícula o discente deve, conforme o Plano de Estudos, indicar as disciplinas que deseja se matricular no primeiro semestre do mestrado ou doutorado.